Solicitar atendimento ambulatorial a pacientes com AIDS/HIV

Conteúdo Principal

O que é?

Oferecer assistência ambulatorial Terapêutica (ADT) a paciente portador do vírus HIV/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), medicação, exames complementares e outros serviços. O atendimento também é realizado em regime de internação para pacientes com demanda para tratamento e/ou profilaxia associadas ao HIV/AIDS.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento Ambulatorial

O paciente deverá procurar um posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. Ao chegar ao hospital, o paciente será atendido pela equipe multidisciplinar para avaliação clínica e indicação do tratamento que será adotado. Chegando às unidades de atendimento, os pacientes são escutados e examinados, quando, então, são agendados os acompanhamentos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros. 

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte)

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão adulto encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

O atendimento ao paciente poderá ser realizado:
Em regime de internação dia para pacientes com demanda para tratamento e/ou profilaxia associadas ao HIV/AIDS; 
Em regime ambulatorial e hospitalar aos pacientes com o vírus HIV (da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - Aids), com fornecimento de medicação, exames complementares e outros serviços.
Em determinados casos, o médico pode pedir acompanhamento também de nutricionista e fonoaudiólogo fornecidos pelo próprio serviço.
O serviço orienta o paciente sobre como realizar exames complementares, como urina, fezes, sangue, tomografia computadorizada e outros serviços de diagnóstico e também em demandas que o paciente necessite de medicação, inclusive as utilizadas no coquetel de tratamento da Aids. Este serviço realiza, ainda, um trabalho de educação e saúde junto aos familiares, além de capacitar o responsável para cuidar do paciente. Ele aprende noções de biossegurança, como fazer um curativo, a importância de seguir corretamente o horário da medicação.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Hospital Eduardo de Menezes - HEM
Atualizado em: