Obter Serviços de Rede

Conteúdo Principal

O que é?

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge oferece serviços de rede, que incluem: 

  • Acesso VPN (Virtual Private Network), que consiste na implementação de uma rede lógica para trafegar informações de forma segura, usando a técnica de tunelamento por criptografia, sobre uma conexão internet comum. Caracteriza-se por maior flexibilidade e agilidade no acesso aos sistemas e serviços disponíveis no Data Center da Prodemge.
  • Integração à Rede Governo - composta pela Rede IP Multisserviços e pela Rede Prodemge -, cuja finalidade é oferecer à administração pública estadual a interconexão de seus órgãos e unidades a uma estrutura única de rede. Permite a operacionalização de serviços agregados ao acesso, provê segurança, amplia a disponibilidade da rede de dados e aumenta o desempenho dos acessos.

Entende-se por Rede IP Multisserviços a rede com suporte a transmissão de dados, voz e vídeo com qualidade de serviço, baseada na tecnologia IP (Internet Protocol), pela qual é possível o compartilhamento de serviços de tecnologia de informação e infraestrutura de telecomunicações. São participantes dessa rede, órgãos e instituições que aderirem ao serviço, conforme decreto estadual nº 45.006/09.

  • Gerenciamento de Nível de Serviços da Rede IP Multisserviços, que procura garantir o cumprimento dos níveis de serviços acordados com as operadoras de serviços de telecomunicações, conforme obrigações definidas nos contratos da Rede IP Multisserviços. A gestão envolve o monitoramento da prestação do serviço das operadoras e o tratamento dos dados apurados, para garantir a observância dos níveis de serviços do(s) acesso(s) contratado(s), com o consequente desembolso de pagamento às operadoras somente pelo serviço adequadamente prestado.
  • Acesso ao Ambiente Mainframe, que consiste na disponibilização de infraestrutura de equipamentos, conectividade, sistemas e serviços para permitir o acesso e o tráfego de informações entre estações de trabalho operando com protocolo de rede TCP-IP e sistemas de informação hospedados em ambiente mainframe (plataforma alta).
  • Conexão de Alta Disponibilidade à Internet, que disponibiliza acesso à internet por meio de infraestrutura segura e com alto desempenho, monitorado 24x7 horas em Centro de Operações de Rede (NOC – Network Operation Center).          
  • Rede Wi-Fi, que consiste na elaboração de projeto tecnológico, implantação e operação de rede wi-fi, conforme as necessidades do negócio do cliente.           

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar a proposta comercial

O cliente apresenta sua necessidade de serviços de rede à Prodemge e solicita proposta comercial por meio eletrônico, telefone ou reunião presencial/virtual.

Documentação

• Petição pelo SEI.

• E-mail de solicitação do serviço.

Canais de prestação
2
Entregar a proposta comercial

A Prodemge elabora a proposta comercial, de acordo com a necessidade do cliente, e envia, por meio eletrônico, para sua avaliação. O cliente devolve a proposta comercial com suas considerações, caso necessário, também por meio eletrônico.

Documentação

Proposta comercial.

Canais de prestação
3
Assinar o contrato comercial

O cliente e a Prodemge estabelecem contrato comercial, com assinatura por meio eletrônico.

Documentação

Contrato comercial.

Quanto tempo leva?

A prestação do serviço ocorre conforme previsto em contrato.

Quem pode utilizar este serviço?

Instituições da administração pública estadual e municipal.

As secretarias ou órgãos públicos vinculados ao governo do Estado podem contratar esse serviço com dispensa de licitação.

Outras informações

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Superintendência de Negócios
Atualizado em: