Obter Serviços de Data Center

Conteúdo Principal

O que é?

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge disponibiliza infraestrutura de data center e gestão do processo de hospedagem e produção continuada de sistemas aplicativos, sítios, portais, intranet e processos de negócio de propriedade ou licenciados para o cliente, desenvolvidos pela Prodemge ou por terceiros, além da alocação de espaço físico para hospedagem de equipamentos. Os serviços de hospedagem compreendem:

  • Hospedagem em Infraestrutura Virtualizada, que consiste na consiste na disponibilização de servidores virtuais (VM - Virtual Machines) de alta performance com autonomia de gestão do ambiente operacional pelo cliente. Cada servidor virtual possui uma combinação diferente de unidades centrais de processamento virtual (vCPU), memória RAM virtual (vRAM) e armazenamento, o que permite a definição dos recursos conforme os requisitos da carga de trabalho a ser executada.
  • Hospedagem de Sistemas em Ambiente Dedicado de Baixa Plataforma, que dispõe de infraestrutura de data center e equipamentos de baixa plataforma para hospedagem de sítios e sistemas aplicativos de propriedade ou licenciados pela Prodemge ou por terceiros, em servidores dedicados ao serviço.
  • Hospedagem de Sistemas em Ambiente Compartilhado de Baixa Plataforma, que dispõe de infraestrutura de data center e equipamentos de baixa plataforma para hospedagem de sítios e sistemas aplicativos de propriedade ou licenciados pela Prodemge ou por terceiros, em ambiente de banco de dados e aplicação compartilhados.
  • Plataforma Oracle Exadata como serviço: que consiste na hospedagem de base de dados, em plataforma Oracle Exadata, instalada no data center da Prodemge.
  • Hospedagem de Sistemas em Mainframe, que consiste no processamento de sistemas aplicativos em ambiente de plataforma alta de propriedade da Prodemge, que realiza a operação e gestão do processo produtivo.
  • Hospedagem de Servidores, que consiste na alocação de espaço e infraestrutura de alta disponibilidade no data center da Prodemge para hospedagem de equipamentos de propriedade do cliente.
  • Acesso a Processos de Negócio, que consiste na disponibilização de acesso a um ambiente para execução de processos de negócio do cliente, via interface web.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar a proposta comercial

O cliente apresenta sua necessidade de hospedagem de sistemas aplicativos/sítios, portais, intranet ou acesso a processos de negócio à Prodemge e solicita proposta comercial, por meio eletrônico, telefone ou reunião presencial/virtual.

Documentação

• Petição pelo SEI.

• E-mail de solicitação do serviço.

2
Entregar a proposta comercial

A Prodemge elabora a proposta comercial, de acordo com a necessidade do cliente, e envia, por meio eletrônico, para sua avaliação. O cliente devolve a proposta comercial com suas considerações, caso necessário, também por meio eletrônico.

Documentação

Proposta comercial.

Canais de prestação
3
Assinar o contrato comercial

O cliente e a Prodemge estabelecem contrato comercial, com assinatura por meio eletrônico.

Documentação

Contrato comercial.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

A prestação do serviço ocorre conforme previsto em contrato.

Quem pode utilizar este serviço?

Instituições da administração pública estadual e municipal.

As secretarias ou órgãos públicos vinculados ao governo do Estado podem contratar esses serviços com dispensa de licitação.

Outras informações

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Superintendência de Negócios
Atualizado em: