Solicitar atendimento nos serviços ofertados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social Regionalizados - CREAS REGIONAIS

Conteúdo Principal

O que é?

Atendimento a famílias e indivíduos vítimas de violência ou violação de direitos por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) ofertado por meio das 04 unidades de Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS) Regionalizado. 

Etapas, custos e documentos

1
Obter informações sobre atendimento nos serviços

Para obter informações sobre os serviços o(a) cidadão(ã) pode fazer contato com o Creas local pelos telefones ou e-mails e ser encaminhado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público). 
Caso no seu município não tenha um CREAS, o(a) cidadão(ã) pode fazer contato com o setor responsável pela assistência social na prefeitura.

Documentação

Não é necessária documentação formal, o contato por e-mail, telefone ou presencial é o suficiente.
 

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Telefone
CREAS Regional Alto Jequitinhonha (sede em Diamantina/MG):
(38) 3531-8622

CREAS Regional Médio e Baixo Jequitinhonha (sede em Almenara/MG):
(33) 3721-2398

CREAS Regional Mucuri (sede em Águas Formosas/MG):
(33) 3611-1956

CREAS Regional Vale do Rio Doce (sede em Peçanha/MG):
(33) 3411-2193

Quanto tempo leva?

A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda.

Quem pode utilizar este serviço?

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção.
 

Legislação

-Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução 109 do CNAS;

-Resolução n° 524/2015 - CEAS/MG , que dispõe sobre o Plano Estadual de Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade
 

Dúvidas frequentes

O que é o PAEFI?

A Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é um serviço oferecido obrigatoriamente nos CREAS e que é destinado a famílias e pessoas em situação de risco social ou que tiveram direitos violados. O objetivo deste serviço é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias.
 

Outras informações

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: