Obter orientações e apoio técnico sobre o preenchimento dos sistemas de informação do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas, Censo Suas, SAA, RMA, Sisc, etc.)

O Sistema Único de Assistência Social - Suas possui um conjunto de instrumentos eletrônicos e de sistemas de informação que contribuem para o monitoramento da Política de Assistência Social. Dentre eles, destacam-se os sistemas de gestão do Governo Federal, tais como o CadSuas e o SAA, que tratam do cadastramento e das permissões de acesso aos sistemas de todos os gestores, trabalhadores, conselheiros, equipamentos, unidades e órgãos vinculados à política de assistência social, e os sistemas de registro da oferta de serviços, benefícios, programas e projetos no âmbito do Suas, tais como o Registro Mensal de Atendimentos (RMA) e o Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Sisc). Os municípios podem solicitar à Sedese orientações e apoio técnico sobre o acesso e o preenchimento dos sistemas de informação do Suas.

Solicitar apoio

Para solicitar orientações e apoio, você deve entrar em contato, por e-mail ou telefone, com a Diretoria de Vigilância Socioassistencial. A orientação prosseguirá conforme necessidade de cada município.

Não é necessário apresentar documentação.
Durante o contato, lembre-se de informar o nome do município.

Gratuito.

Telefones - Diretoria de Vigilância Socioassistencial:

A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda do município.

Gestores (Secretários) Municipais de Assistência Social; Trabalhadores dos órgãos gestores municipais ou das unidades do Sistema Único de Assistência Social; Conselheiros Municipais de Assistência Social.

Portaria SNAS nº 15 de 17/12/2010 - Dispõe acerca do Sistema de Informação do Sistema Único de Assistência Social - Rede SUAS e dá outras providências.

1) O que é o sistema BPC na Escola? Instituído pela Portaria Normativa Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2007, o BPC na escola tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Para operacionalização do programa, é firmado um termo de adesão pelos estados, municípios e Distrito Federal, efetivado por meio do preenchimento eletrônico de documento disponível no sistema.

Link de acesso ao sistema, AQUI.

2) O que é o CadSuas? O CadSUAS é o sistema de cadastro nacional do SUAS; centraliza o cadastro de rede socioassistencial, entes federativos e trabalhadores do SUAS. São módulos do CadSUAS: 1. Consulta Pública: liberado para o público geral; consulta de todos os entes cadastrados no sistema; 2. Rede Socioassistencial; 3. Órgãos Governamentais; 4. Pessoa Física.

Link de acesso ao sistema, AQUI

3) O que é o Censo Suas? O Censo SUAS foi regulamentado pelo Decreto 7.334/2010. É realizado anualmente durante o segundo semestre e se consolidou como um dos principais instrumentos para o planejamento e monitoramento da Assistência Social, ao produzir informações que permitem o acompanhamento das unidades gestoras e prestadoras de serviços do SUAS, bem como do controle social.

Link de acesso ao sistema, AQUI

4) O que é o Registro Mensal de Atendimento? Sistema onde são registradas informações sobre as famílias atendidas nos CRAS e CREAS. O Sistema RMA é composto por dois formulários. O formulário 1 registra, mês a mês, a quantidade de acompanhamentos e atendimentos realizados nas unidades de CRAS e CREAS. O formulário 2 faz, através do NIS, o registro de cada família, sua forma de acesso e os encaminhamentos realizados.

Link de acesso ao sistema, AQUI.

5) O que é o SAA (Sistema de Autenticação e Autorização)? O SAA (Sistema de Autorização e Autenticação) é responsável pela gestão do acesso à Rede SUAS e a outros aplicativos que vierem a ser alocados sob o seu gerenciamento. O modelo é descentralizado, cabendo aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal o cadastro de usuários, os quais receberão login e senha individualizados (vinculação do nome e CPF ao seu login e senha) para acesso aos sistemas e de acordo com o perfil selecionado pelo gestor. Assim sendo, é importante ressaltar que as informações inseridas ou excluídas nos sistemas da Rede SUAS são de responsabilidade destes usuários e gestores.

Link de acesso ao sistema, AQUI

6) O que é o Sisc (Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)? O Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC) se destina ao acompanhamento e gestão do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos-SCFV.

Link de acesso AQUI

Manuais de acesso e orientações sobre todos os sistemas estão disponíveis no blog da Rede Suas.