Você está aqui:

Obter o Licenciamento Anual do Veículo

Atualizado em 25/09/2018 às 10:11

O que é

O Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) é o documento de registro e identificação, e sua renovação é uma obrigação anual do proprietário de veículo automotor para que o veículo esteja em condições legais de circulação.

O novo documento será enviado ao endereço do proprietário cadastrado no banco de dados do Detran-MG, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

ATENÇÃO:

  1. É dever do proprietário do veículo manter o endereço atualizado no sistema do Detran-MG.
  2. Os prazos de pagamento do IPVA e o valor são divulgados, no sítio da SEF e no sítio do Detran-MG.
  3. Multas vinculadas ao veículo impedem a emissão do CRLV, porém multas suspensas e autuações não impedem o licenciamento.
  4. O calendário de licenciamento é estabelecido anualmente pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) por meio de portaria que estabelece o limite máximo para circular com o licenciamento do ano anterior. A partir deste calendário o novo licenciamento passará a ser exigido para circulação do automotor.

Quem pode utilizar este serviço?

Proprietários de veículos.

Órgão responsável

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG

Etapas para realização deste serviço

1
Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de acordo com o número final da placa. O valor pode ser pago sem juros em três parcelas no prazo estipulado pela SEF ou à vista, com desconto de 3%.

Consulte a Tabela de Escalas de Vencimentos.

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam);
  • Guia de Arrecadação.

Documentação

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Valor

Para consultar o valor do IPVA, tenha em mãos o número do Renavam do veículo e clique aqui.

Canais de Prestação

Celular

Consultar o valor:
MG APP
:         Google Play                         Apple Store                       Windows Phone

2
Pagar o Seguro DPVAT

O Seguro do Trânsito - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), é cobrado anualmente junto à primeira parcela  ou cota única do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É administrado pela Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, que reembolsa despesas com eventuais acidentes ocorridos dentro do território nacional envolvendo veículo automotor, observados os limites de valores. O recolhimento do DPVAT garante indenizações em caso de morte e invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares, devidamente comprovadas. 

O pagamento do seguro DPVAT pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam);
  • Por boleto. Para emissão do boleto para pagamento do seguro, preencha as informações no formulário eletrônico disponível no site do Detran-MG e clique em "emitir guia".

Documentação

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Valor

Para consultar o valor do Seguro DPVAT, acesse ->  Seguradora Líder.

3
Pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV)

A Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) é cobrada pela emissão do CRLV. O boleto pode ser emitido junto com a guia IPVA, no site da SEF. 

O pagamento da Taxa de Licenciamento Anual pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam);
  • Por boleto. Para emissão do boleto, preencha as informações no formulário eletrônico disponível no site da SEF e clique em "continuar".

Documentação

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Valor

Para consultar o valor da taxa de Licenciamento, tenha em mãos o número do Renavam do veículo e clique aqui.

4
Receber Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV)

Uma vez efetuado o pagamento, o proprietário deve aguardar o envio, via Correios, do novo Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), válido para o ano em exercício.

Obs.: O carteiro realizará três tentativas de entrega e caso não seja atendido, a CNH será enviada, na Capital, para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça 7, e no interior será disponibilizada nas unidades de referência na sua localidade (UAI / Delegacia de Trânsito da cidade).

Canais de Prestação

Celular

Consulte a situação do veículo e o motivo de não licenciamento:

MG App:                          Google Play                    Apple Store                 Windows Phone

Presencial

Residência cadastrada do Proprietário do Veículo.

Obs.: É dever do proprietário do veículo manter o endereço atualizado no sistema do Detran-MG. Caso o endereço não esteja atualizado o documento será devolvido pelos Correios (Capital: UAI Praça 7 e Interior: unidades de referência na sua localidade (UAI / Delegacia de Trânsito da cidade).

Quanto tempo leva?

Em época de renovação do licenciamento anual do veículo, quando o número de documentos de veículos emitidos aumenta consideravelmente, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) alerta que o prazo para entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) pode ser maior. O proprietário do veículo não será prejudicado, pois o CRLV será entregue antes do início do período de exigência.

Em caso de perda do documento do ano anterior, ou se o proprietário do veículo tiver quitado débitos anteriores recentemente e por isso não tiver o CRLV do ano anterior, deverá comparecer na Divisão de Registro de Veículo (DRV), em Belo Horizonte, ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) responsável pela cidade, para emissão do documento.

Legislação

  • Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997.
  • Resolução CNSP 215/2010.

Outras informações

Sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183

Telefone de Contato:
155 – Central de Atendimento

    Acesse:

    Para alterar o endereço do seu VEÍCULO no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), acesse um dos links abaixo:

    Dúvidas frequentes

    Como faço para realizar o Parcelamento de Débitos Incidentes sobre Veículos?

    Trata-se de uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas pelo Detran-MG. O parcelamento estará sujeito a juros praticados pelo mercado a serem pagos à operadora do cartão. Caso deseje, o interessado poderá utilizar até três cartões para efetuar o pagamento, que deverá ser realizado em no mínimo duas parcelas (sem opção de pagamento direto do valor total do débito) por meio de cartão de crédito. A empresa credenciada realizará o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, possibilitando ao cidadão regularizar a situação do veículo.

    O cidadão interessado deverá emitir as guias de pagamento previamente. Na data do vencimento dos débitos, o horário limite para pagamento parcelado é 18h. 

    Obs.: Não há prazo para fazer o parcelamento dos débitos. Os prazos para pagamento em dia das taxas (IPVA, multas, etc) não interferem no parcelamento.

    Clique aqui para obter mais informações sobre o parcelamento.

    Como consultar o motivo de não licenciamento?

    Após o pagamento dos débitos, o proprietário do veículo pode consultar se ainda há alguma pendência que impede o licenciamento. Para fazer a consulta, preencha o formulário eletrônico disponível no site do Detran-MG e clique em "pesquisar".

    Clique aqui para consultar o motivo de não licenciamento.