Solicitar certificação de produtos orgânicos IMA/CGCRE-Inmetro

Conteúdo Principal

O que é?

A certificação atesta que os produtos foram obtidos sem utilização de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas e por meio da adoção de boas práticas agrícolas, com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Etapas, custos e documentos

1
Conhecer as normas

Para solicitar a certificação, o produtor deve conhecer as normas que regem o processo de certificação de produtos orgânicos. 

Documentação

Normas para Certificação - Produtos Orgânicos de Origem Animal 
Normas para Certificação - Produtos Orgânicos de Origem Vegetal

2
Solicitar a certificação

O interessado deve preencher o requerimento de certificação e o plano de manejo e enviar, por e-mail ou Correios, para a Gerência de Certificação do IMA.

 

Documentação

Plano de Manejo Orgânico 
Requerimento Certificação - Produtos orgânicos

Canais de prestação
3
Assinar contrato

Num prazo de 30 dias, a Gerência de Certificação do IMA fará a análise e a avaliação dos documentos enviados. Caso haja viabilidade, será recebido o contrato de certificação por e-mail. Estando de acordo o interessado deve assinar e devolver à Gerência de Certificação por e-mail.

Documentação

Contrato de Certificação

Canais de prestação
4
Assinar proposta de serviço

O produtor recebe a proposta de serviço por e-mail com as informações sobre a auditoria a ser realizada (data, duração e componentes da equipe auditora). Deve assinar a proposta e devolver por e-mail.

Documentação

Proposta de serviço/plano de auditoria

Canais de prestação
5
Pagar taxa

O interessado recebe, juntamente com a Proposta de Serviço, o Documento de Arrecadação Estadual - DAE para pagamento da taxa. Para agricultura familiar com DAP ativa o serviço é gratuito

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual

6
Participar da auditoria

Receber o auditor do IMA que irá constatar o cumprimento das normas de certificação.  Na propriedade, realiza constatações visuais, entrevistas, coleta de amostras para análise laboratorial e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações, etc) referentes a todas as etapas do processo produtivo. Caso o IMA julgue necessário fará coleta de produto para análise laboratorial. Estando em conformidade ou sendo aprovados os procedimentos corretivos para tratamento de não conformidade, o produtor recebe o Certificado e a autorização para uso do selo SisOrg.

Documentação

Certificado de Conformidade

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade solicitante da certificação

Quanto tempo leva?

60 a 180 dias

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores rurais, associações e cooperativas de produtores rurais do estado de Minas Gerais.

Arquivos

Legislação

Dúvidas frequentes

- O que é Certificação IMA/CGCRE-Inmetro? É a certificação de produtos com base em princípios internacionais, que permite ao usuário utilizar o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (selo SisOrg).

- O que é o selo SisOrg? É a certificação usada pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), órgão administrado pelo Ministério da Agricultura em conjunto com o  Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para identificar e controlar a produção de alimentos orgânicos, certificando a sua origem e processo produtivo.

- O que é o selo Certifica Minas Orgânicos? É o selo de certificação do IMA que pode ser usado em conjunto com o selo do SISORG, nas propriedades orgânicas certificadas pelo IMA.

- A certificação é gratuita? É gratuita para produtores familiares que apresentam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. Para produtores não familiares e familiares sem DAP ativa os custos são específicos para cada tipo de certificação.

Outras informações

O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas. Isso significa dizer que o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local.

Na produção orgânica não é utilizado agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. Além disso, são observadas as leis trabalhistas e adotadas apenas técnicas permitidas por lei. A certificação é uma das formas de garantir a qualidade orgânica de um produto. A produção orgânica é regulamentada por legislação federal pela Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003 e outros Decretos, Instruções Normativas e Portarias.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: