O que é?
Consiste na oferta de orientação técnica contínua e sistematizada ao longo de 1 ano (janeiro a dezembro) para aprimoramento da gestão, equipamentos, serviços e benefícios ofertados pela Assistência Social municipal.
A orientação é adequada para casos como: de implantação de novo serviço socioassistencial, regularização/atualização da legislação municipal conforme diretrizes do SUAS, adequação de serviço ou benefício socioassistencial em execução, conforme legislações do SUAS, aprimoramento da gestão do SUAS em âmbito municipal, elaboração de protocolos e fluxos de atendimento para a gestão, equipamentos e serviços socioassistenciais, entre outros.
Etapas, custos e documentos
Solicitar acompanhamento contínuo ao longo do ano para aprimoramento da gestão, equipamentos, serviços e benefícios ofertados pela assistência social municipal (exemplo: implantação de novo serviço socioassistencial, regularização/atualização da legislação municipal conforme diretrizes do SUAS, adequação de serviço ou benefício socioassistencial em execução, conforme legislações do SUAS, aprimoramento da gestão do SUAS em âmbito municipal, elaboração de protocolos e fluxos de atendimento para a gestão, equipamentos e serviços socioassistenciais, entre outros).
Gratuito.
Você deve comparecer ao endereço agendado (presencial ou à distância) para receber 1º Ação de Apoio Técnico do ano.
Nesta etapa, será identificado o perfil e características da gestão municipal, equipamentos e serviços, bem como são identificados desafios e potencialidades enfrentadas pelo município que possam ter apoio e orientação da Sedese visando aprimoramento, estruturação, desenvolvimento da gestão/serviços/projetos.
Essa 1ª Ação de Apoio Técnico pode ser realizada presencialmente, por meio de Visita Técnica ao Município ou por meio do Apoio Técnico na sede da Sedese, ou também pode ser realizada à distância, sendo o Apoio Técnico por videoconferência.
Será pactuado entre Sedese e Município, a forma de acompanhamento e as estratégias de Apoio Técnico a serem realizadas ao longo do ano, considerando o perfil do municípios, objeto do acompanhamento contínuo e desafios/potencialidades identificadas.
Poderão ser pactuadas ações individualizadas ou coletivas, na modalidade presencial ou à distância.
Será realizado acompanhamento contínuo do município à medida que as ações de Apoio Técnico forem ofertadas e o município for implementando as orientações indicadas pela equipe da Sedese relacionadas ao aprimoramento da gestão/serviço/programa/benefício socioassistencial pactuado no 1º acompanhamento.
Ao final do ciclo de 1 ano o município receberá Relatório de Apoio Técnico contendo tanto a descrição do perfil municipal, desafios e potencialidades quando todas as orientações técnicas fornecidas pela Sedese voltadas ao aprimoramento da gestão/serviço/programa/benefício socioassistencial, juntamente com as normativas e cadernos de orientação que fundamentam a orientação técnica.
Quanto tempo leva?
O serviço é prestado ao longo de 12 meses.
Quem pode utilizar este serviço?
Municípios mineiros.
Legislação
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Montes Claros | Diretoria Regional |
Ituiutaba | Diretoria Regional |
Governador Valadares | Diretoria Regional |
Divinópolis | Diretoria Regional |
Paracatu | Diretoria Regional |