Obter apoio para a elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é o documento norteador da política habitacional no município, no qual estão identificadas as diversas necessidades habitacionais e expressas as definições de estratégias específicas para enfrentá-las. O PLHIS faz parte da estrutura institucional necessária para integrar o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), assim como o Conselho e o Fundo Local de Habitação de Interesse Social.

Os municípios podem solicitar assessoria e apoio técnico da Sedese para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social

Solicitar apoio técnico

Entrar em contato por e-mail ou telefone, com a Subsecretaria de Política de Habitação, ou com a Diretoria Regional de Desenvolvimento Social correspondente, com uma breve contextualização da estrutura institucional da política habitacional no município, as ações já desenvolvidas e as dúvidas em relação à pauta habitacional.

Legislação existente que trate sobre a política habitacional.

Aplicativo / celular

À distância: Videoconferência, e-mail ou ligação telefônica.

Presencial: Contato na Diretoria Regional de Desenvolvimento Social.

Regional Sedese Almenara - telefone (33) 98401-8071
Regional Sedese Uberaba - telefone (34) 98413-3639
Regional Sedese Uberlândia - telefone (34) 98400-0227
Regional Sedese Varginha - telefone (35) 98423-6624
Comparecer ao agendamento da orientação técnica

Comparecer ao agendamento para recebimento do apoio técnico da equipe da Subsecretaria de Política de Habitação.

Legislações existentes que tratem sobre a política habitacional.

À distância: Videoconferência

Presencial: o atendimento presencial ocorrerá se houver agenda conjunta com outros municípios da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social correspondente.

Acompanhar a continuidade do apoio técnico

Acompanhar o contato contínuo da equipe municipal responsável pela elaboração do PLHIS com a equipe da Subsecretaria de Política de Habitação para sanar dúvidas, envio de arquivos preliminares e disponibilização de documentos base para melhor desenvolvimento do Plano.
O acompanhamento será em formato online, por meio de videoconferências, e-mails e contato telefônico ou por meio de atendimento presencial em casos de agenda conjunta com outros municípios da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social correspondente.

Legislações existentes que tratem sobre a política habitacional;

Produção preliminar do Plano.

Gratuito.

Aplicativo / celular

À distância: Videoconferência, e-mail ou ligação telefônica.

Presencial: o acompanhamento presencial ocorrerá se houver agenda conjunta com outros municípios da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social correspondente.

Não há tempo padrão.

Gestores e técnicos municipais.

Art. 12 da Lei Federal nº 11.124, de 16 de Junho de 2005 - SNHIS

O que é e por que meu município deve realizar o Plano local de Habitação de Interesse Social?

A elaboração do PLHIS pode ser o primeiro passo para a estruturação da política habitacional em nível municipal e deve prever a dedicação de uma equipe da pasta responsável pela habitação. O PLHIS é uma exigência para os municípios que fizerem parte do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, sendo condicionante também para a captação de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

Como conseguir as informações necessárias?

A ação prevê a realização de um levantamento de campo, que deve ser realizado pelo município, para coleta de dados sobre necessidades habitacionais.

Quem aprova o plano?

O PLHIS deve ser discutido e aprovado pelo Conselho Municipal de Habitação ou similar.

Qual a periodicidade para revisar o PLHIS?

Não há periodicidade padrão estabelecida por lei, devendo o prazo de revisão ser decidida pelo Conselho.

O serviço também prevê o apoio técnico na implementação do Conselho e Fundo Local de Habitação de Interesse Social.

Município Unidade
Paracatu Diretoria Regional