O que é?
Serviço para solicitação do cadastro inicial do(a) candidato(a), que é o primeiro passo do processo de obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) e do processo de obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Etapas, custos e documentos
Preencha o formulário eletrônico no site da CET e clique em "pesquisar".
Os dados da clínica médica serão exibidos.
Confirme a solicitação para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
- Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente (com CPF) conforme a Lei 12.037/2009 (original).
- Comprovante de endereço* do(a) condutor(a) (original).
Efetue o pagamento do DAE em uma das unidades dos Bancos credenciados e ligue para agendar data e horários dos exames médico e psicológico. Os pagamentos realizados fora da rede credenciada podem não ser reconhecidos.
ATENÇÃO!
Para maior agilidade pague no PIX. O pagamento também pode ser feito por meio de boleto, nos bancos credenciados (Brasil, Bradesco, CAIXA, Itaú, Mercantil, Santander, SICOOB e Correspondentes Bancários: Mais BB e Casas Lotéricas). Os pagamentos realizados fora da rede credenciada não têm prazo para compensação e podem não ser reconhecidos.
Para não cair em golpes fique atento ao link de acesso ao serviço, que deverá ser www.transito.mg.gov.br ou www.fazenda.mg.gov.br
Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.
Inscrição para Processo de Habilitação: R$ 110,62.
Quem utiliza esse serviço?
Todo(a) cidadão(ã).
Legislação
Outras informações
- Para emitir a 2ª via do DAE, clique aqui.
- Acesse -> Bancos credenciados
- Para saber sobre todas as etapas do processo para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD), clique aqui.
CATEGORIAS:
No formulário de inscrição, o candidato deverá escolher em qual categoria deseja se habilitar: A, B, AB ou ACC.
Categoria AB
O(A) candidato(a) que optar por se habilitar nas categorias A e B simultaneamente, só será considerado(a) aprovado(a) quando passar nas duas categorias. Caso o(a) candidato(a) seja aprovado apenas em uma categoria e deseje desistir da outra, será necessário comparecer à Unidade de Atendimento do Detran-MG* para requerer a desistência.
Na categoria AB, o(a) candidato(a) deverá pagar uma única taxa para cada etapa do processo.
Somente para realização dos exames de direção veicular será necessário efetuar o pagamento de duas taxas, uma para exame categoria A, outro para exame de direção categoria B. A licença de aprendizagem será emitida em categoria AB.
Caso o(a) candidato(a) opte por desistir de uma categoria, mas posteriormentedecida incluí-la na CNH, será necessário fazer o processo de adição de categoria.
*Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.
EXAMES MÉDICO E PSICOTÉCNICO:
O(A) candidato(a) não poderá escolher o local em que fará os exames, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas.
A taxa dos exames médico e psicotécnico devem ser pagas na clínica, no dia do exame (para saber as formas de pagamento disponíveis, entre em contato com a clínica). Ainda na clínica, será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O resultado de cada exame é informado ao_a) candidato(a) no mesmo dia, assim como o motivo da reprovação, caso aconteça.
Se considerado(a) apto(a), o(a) candidato(a) poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran-MG, para iniciar as aulas de legislação. Caso o(a) candidato(a) não possa comparecer à clínica na data agendada, este poderá agendar uma nova data, sem que seja necessário qualquer pagamento adicional.
Para obter mais informações sobre o processo de clique aqui.