Emprestar livros infanto-juvenis da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Conteúdo Principal

O que é?

A BIJU - Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é um espaço onde crianças e adolescentes podem conhecer os clássicos da literatura, os autores consagrados, a rica produção literária atual. Disponibiliza um acervo de mais de 30 mil livros de literatura infantojuvenil, além de livros informativos e obras de referência. O empréstimo domiciliar de livros pode ser realizado mediante a apresentação da Carteira da Biblioteca. Para o cadastro não há limite de idade e de escolaridade. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Etapas, custos e documentos

1
Realizar cadastro

O cadastro de leitor para a realização de empréstimo domiciliar poderá ser efetuado nos setores de atendimento da BPEMG: setor Infantojuvenil e setor de Empréstimo. Em se tratando de crianças e adolescentes, realize o cadastro preferencialmente no Setor Infantojuvenil. Após o cadastro é emitida a carteira da Biblioteca. No caso de menores de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um dos pais ou responsável legal. Na impossibilidade do comparecimento pessoal de um dos pais ou do responsável, deverá apresentar o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado, acompanhado de original ou cópia de documento de identidade da pessoa que assinou o termo como responsável. 

A confecção da carteira de leitor pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, no setor infantojuvenil localizado no prédio sede e das 10h às 15h45 no setor de empréstimo de livros do prédio anexo.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, também poderão ser utilizados para o cadastro.
Certidão de Nascimento
No caso de menores de 16 anos que não possuem Carteira de Identidade (RG).
Comprovante de endereço
Emitido nos quatro últimos meses, contendo o nome da pessoa, ou dos pais, ou do cônjuge. O comprovante pode ser em formato digital.
Valor

Contribuição para inscrição de R$3,00.

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

2
Realizar empréstimo

O empréstimo de material poderá ser realizado mediante a apresentação da Carteira da Biblioteca no setor Infanto-juvenil. O usuário terá direito ao empréstimo de 3(três) exemplares de material bibliográfico mais 1 (um) material adicional (CD, DVD, CD-ROM).

Documentação

Carteira da Biblioteca

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

3
Renovar empréstimo

A renovação dos empréstimos poderá ser feita desde que não haja atraso na devolução. O serviço de renovação é oferecido presencialmente ou pelo site, acessando AQUI. A renovação presencial poderá ser realizada no Setor Infantojuvenil ou Setor de Empréstimo, independentemente do local de origem do material.

Documentação

Carteira da Biblioteca

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

Quanto tempo leva?

Para empréstimo e devolução de livros: cerca de 5 minutos. Para confecção de carteira de leitor: aproximadamente 10 minutos.

Quem pode utilizar este serviço?

A BIJU - Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais atua no sentido de democratizar o acesso à leitura literária e informativa entre: Crianças e jovens, oferecendo-lhes um ambiente convidativo à leitura com mobiliário e acervo adequados; Pais e demais educadores que cumprem importante papel na formação dos jovens leitores; Estudiosos e pesquisadores no campo da literatura infantojuvenil.

Dúvidas frequentes

Como posso me tornar sócio da SABE? Os adultos interessados podem solicitar, no ato de inscrição, a carteira de categoria SABE. Esta modalidade está vinculada à SABE - Associação de Amigos da Biblioteca Pública, entidade que atua na captação de recursos para apoiar as atividades e programas da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Os associados contribuem com uma anuidade e podem retirar 5 (cinco) livros por vez, por um prazo de 21 (vinte e um) dias.

Outras informações

A inscrição do usuário é válida por 2 (dois anos) a partir da data de seu cadastramento. Para usuários que optem pela carteira de categoria SABE – como sócios da Associação de Amigos da Biblioteca – a inscrição é válida por 1 (um) ano incluindo os benefícios como associados. O setor Infantojuvenil funciona para o empréstimo domiciliar de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para o cadastro de usuários, de segunda a sexta, das 8h às 17h45. O prazo de empréstimo será de 14 (catorze) dias corridos, sendo possível 1(uma) renovação por mais 14 dias, dependendo do tipo de obra solicitada.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Atualizado em: