O que é?
O diagnóstico da PRRS se baseia no resultado de provas sorológicas em que se pesquisa a presença de anticorpos específicos contra o vírus causador da doença. O teste de triagem utilizado é o método de ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática).
Etapas, custos e documentos
As amostras de soro sanguíneo devem ser colhidas, identificadas e encaminhadas ao laboratório pelo(a) médico(a)-veterinário(a) Responsável Técnico da granja ou do serviço oficial. É considerada amostra, o soro sanguíneo congelado ou resfriado até 8°C. As amostras devem estar acompanhadas de formulário específico para identificação e ser transportadas em caixa de isopor, com gelo reciclável.
Após entregar as amostras, a pessoa interessada receberá o Documento de Arrecadação Estadual- DAE, pessoalmente ou por e-mail.
ATENÇÃO: Somente após o pagamento a análise da amostra será realizada.
Quanto tempo leva?
- Até 7 dias para as amostras encaminhadas pelo serviço oficial para monitoramento da PRRS.
- Até 7 dias nos casos de amostras encaminhadas para monitoramento e certificação de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas, após o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Quem utiliza esse serviço?
Médicos(as)-veterinários(as) Responsáveis Técnicos(as) de granjas de suínos ou granjas de reprodutores de suínos certificadas e veterinários(as) do serviço oficial.
Arquivos
Legislação
- MAPA. Ministério da Agricultura e Pecuária. MANUAL DE MÉTODOS OFICIAIS PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE DOENÇAS DOS ANIMAIS - Suínos - Volume V - Parte A. Item 4.3.A, 2024.
- MAPA. Ministério da Agricultura e Pecuária. MANUAL DE MÉTODOS OFICIAIS PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE DOENÇAS DOS ANIMAIS – SAÚDE ANIMAL - Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos suínos, 2ª edição, 2023.
Outras informações
Horário de entrega das amostras: de segunda a sexta-feira, de 8:00 às 16:45.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Laboratório de Saúde Animal |