Consultar gratuitamente projetos de mapeamento geológico e publicações sobre os recursos minerais de Minas Gerais, incluindo águas minerais

Conteúdo Principal

O que é?

O Governo de Minas Gerais e a Codemge disponibilizam um site com todos os projetos de mapeamentos geológicos reunidos num só domínio, podendo ser acessados gratuitamente: Portal da Geologia. Nesse site, estão reunidos todos os projetos de mapeamento geológico de Minas Gerais (coordenados pela Companhia).

O portal subsidia investidores com informações completas e catalogadas, minimizando riscos e potencializando resultados. Além disso, a ferramenta facilita o estudo do potencial de ocorrências minerais nas principais regiões do Estado. No portal, você tem acesso, nas versões em shape e pdf, aos oito projetos de mapeamento geológico em escala 1:100.000 realizados em Minas Gerais: Espinhaço, Leste, São Francisco, Sul de Minas, Alto Paranaíba, Norte de Minas, Fronteiras de Minas e Triângulo Mineiro/Ouro Preto. Esses projetos concentram as informações mais completas e precisas já produzidas no Estado.

O Portal da Geologia também disponibiliza panoramas com a visão geral de incidência de jazidas de ardósia e rochas ornamentais (como granito e pedra São Tomé) no estado, bem como uma descrição da evolução geológica do oeste mineiro e do Complexo Carbonatítico de Araxá.

Etapas, custos e documentos

1
Realizar a consulta desejada no Portal da Geologia

Na internet, acesse o site e navegue pelo portal conforme seu interesse, em seções como Mapeamento Geológico, Publicações e Sobre o Projeto.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

Consulta on-line.

Quem pode utilizar este serviço?

Estudantes e profissionais de Geologia; Cidadãos interessados no assunto

Dúvidas frequentes

1) Os dados disponíveis são gratuitos e podem ser baixados no Portal da Geologia?
Sim, os mapas geológicos e relatórios associados podem ser baixados gratuitamente no Portal da Geologia, bastando um cadastro simples pelo usuário. Um mapa-índice do estado de MG, com os projetos de mapeamento e suas respectivas folhas identificadas pelo nome, consta na seção ‘Mapas’ do Portal da Geologia.
 
2) Quais são os formatos dos arquivos disponíveis?
Os arquivos disponíveis estão em formato ‘pdf’ (para impressão), e em formato ‘shp’ (shape-file) para utilização em software SIG.

Outras informações

Além de facilitar a pesquisa mineral, com um banco de dados georreferenciados, os mapas disponíveis permitem identificar as melhores oportunidades de negócios.
 
Contatos:
Telefone: (31) 3916-8100
Atualizado em: