O que é?
O refluxo é o retorno dos esgotos domésticos para dentro do imóvel, transbordando em ralos, vasos sanitários etc., devido, principalmente, ao mau uso das instalações.
Essa situação também acontece quando a rede coletora está entupida ou necessitando de manutenção ou quando há lançamento indevido de água pluvial para as redes.
Órgão Responsável
Etapas, custos e documentos
1
Solicitar manutenção do vazamento interno
O(A) usuário(a) pode registrar o serviço pela Agência Virtual, no site da COPASA, acessar o aplicativo Copasa Digital, ligar 115 ou comparecer a uma das Agências de Atendimento. Após o registro, o número do protocolo será informado ao(a) usuário(a).
Obs.:
- É responsabilidade da Copasa a correção de danos nas redes coletoras (rede que recebe o esgoto sanitário domiciliar e industrial vindo dos imóveis) e no Ramal predial de esgoto (do PL para a rua).
- É responsabilidade do usuário a manutenção na instalação predial de esgoto (ramal interno). Essa instalação predial termina no passeio, a 20 cm do meio-fio, local onde é instalado o PL (Poço Luminar). A manutenção de entupimento nesse trecho (do PL para dentro do imóvel), ainda que no passeio, é de responsabilidade do(a) usuário(a).
- Refluxo de esgoto no qual o PL (tampa quadrada no passeio) encontra-se seco, vazio, é sinal que o problema é na instalação interna e a responsabilidade é do(a) usuário(a).
Documentos
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
ou CNPJ cadastrado
Número da matrícula da conta de água
Valor
Gratuito
Quanto tempo leva?
1 dia útil.
Quem utiliza esse serviço?
Disponível para todos os(as) usuários(as) da Copasa.
Legislação
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Rio Casca | Agência de Atendimento |
Carmo da Cachoeira | Agência de Atendimento |
Braúnas | Agência de Atendimento |
Divisa Nova | Agência de Atendimento |
Caldas | Agência de Atendimento |