O que é?
A consulta presencial a acervos do Arquivo Público Mineiro é realizada por meio de agendamento on-line.
Os acervos que não estão reformatados (digitalizados ou microfilmados) são disponibilizados para acesso na Sala de Consulta do Arquivo Público Mineiro a todos(as) os(as) cidadãos(ãs) interessados(as).
Etapas, custos e documentos
É possível acessar, por meio do AtoM e/ou do Guia de Fundos e Coleções, os inventários com as descrições dos documentos do acervo nos quais constam as notações que serão solicitadas no preenchimento do formulário para agendamento das consultas.
Gratuito
Nessa etapa o(a) cidadão(ã) agenda a consulta aos documentos, de acordo com os prazos e limites de itens a serem consultados, indicando as informações levantadas na etapa anterior.
O agendamento é realizado neste link.
Gratuito
A consulta de ser realizada presencialmente no Arquivo Público Mineiro, de segunda à sexta-feira, de 09h às 17h.
Gratuito
Quanto tempo leva?
O agendamento deve ser realizado com 10 dias de antecedência.
Quem utiliza esse serviço?
Todos(as) os(as) cidadãos(ãs).
Legislação
Dúvidas frequentes
Como posso realizar pesquisas?
Por meio do AtoM e/ou do Guia de Fundos e Coleções é possível acessar os inventários com as descrições dos documentos do acervo nos quais constam as notações que serão solicitadas no preenchimento do formulário para agendamento das consultas.
Outras informações
Para agendar o atendimento presencial, o(a) usuário(a) precisa ter consultado os inventários dos fundos e coleções do APM e já ter em mãos as notações/códigos de referência dos documentos que pretende consultar.
A consulta ao acervo estará limitada a 5 (cinco) itens (caixas, livros ou encadernações) por dia, para a conferência dos documentos e respeito aos prazos de quarentena após o manuseio.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Arquivo Público Mineiro |