Realizar prova/curso de atualização da CNH

Conteúdo Principal

O que é?

O curso ou prova de atualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é necessário para condutores(as) habilitados antes de 21 de janeiro de 1998.

  • O(A) condutor(a) poderá optar por fazer o curso ou a prova. Porém, caso a CNH esteja vencida há 5 anos ou mais (contados a partir da data de validade do documento), o(a) condutor(a) deverá fazer o curso.
  • O curso possui carga horária de 15h/aula, e deverá ser realizado em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran-MG.

Etapas, custos e documentos

1
Realizar o curso.

Você deve dirigir-se ao CFC de sua preferência para realizar o curso de atualização. Após a conclusão, poderá solicitar ao CFC, o lançamento imediato da conclusão do Curso no Sistema. E poderá solicitar a renovação de sua CNH normalmente.

Valor

O valor do curso é estipulado por cada CFC.

2
Realizar a prova

O(A) condutor(a,) após efetue o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), deve preencher o formulário e clicar em pesquisar. Para acessar o formulário, CLIQUE AQUI.

Obs: após aprovação na prova, poderá solicitar a renovação de sua CNH normalmente.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente com CPF (original).
Comprovante de pagamento do DAE
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identidade atualizado com CPF (original).
Comprovante de agendamento da prova
Valor
  • Exame de Atualização para Renovação da CNH: R$ 105,59.
Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

Legislação

Outras informações

  • Valor cobrado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) - Não há regulamentação de preços cobrados pelos Centros de Formação de Condutores(as) (CFC) para prestarem seus serviços, sendo de livre escolha do(a) candidato(a) se dirigir àquele de sua preferência. Antes de iniciar qualquer procedimento no CFC, o(a) candidato(a) poderá pesquisar os valores cobrados pelos serviços que são prestados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados para realização do curso. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, deverá procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para reclamação e instruções de como proceder. O valor de todas as taxas e obrigações legais do Detran-MG podem ser pesquisadas na Delegacia de Trânsito de sua cidade, ou no site do Detran-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155.
  • Lista de CFCs credenciados 
  • Solicitar Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atualizado em: