Pesquisar Identificação do Proprietário do Veículo (Acidente de Trânsito)

O(A) cidadão(ã) que envolver-se em qualquer tipo de acidente de trânsito e necessitar identificar o(a) proprietário(a) do veículo envolvido na ocorrência, deverá se dirigir a uma das Unidades de Atendimento do Detran-MG para requerer a pesquisa (uma cópia da tela do sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais com os dados cadastrados do condutor ou do veículo automotor), para acionamento judicial.

Protocolar digitalmente

Para você protocolar os documentos, Clique AQUI.

Obs: Todas as informações do processo serão enviadas para o e-mail cadastrado pelo(a) usuário(a), sendo assim, é de suma importância mantê-lo atualizado.

Após aprovação dos documentos encaminhados, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), para pagamento (exceto em casos de processo de concessão de bolsa de estudos).

• Emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE): Clique AQUI

O pagamento do DAE pode ser realizado nos  Bancos Credenciados.
Para acessar a lista: Clique AQUI

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Será considerado válido somente documento de identidade conforme a Lei 12.037/2009
  • Documento de identidade atualizado com CPF
Caso queira ser representado por parentes serão considerados: Pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):  Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
  • Documento de identidade atualizado com CPF de quem irá retirar o documento (original e cópia);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).
->  Caso opte por Procurador:   Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
  • Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Procuração simples, quando a solicitação for feita por advogado
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador

Número do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) ou Boletim de Ocorrência (BO)
Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF do titular (original ou cópia autenticada);
Certidão de Casamento
Se for o caso (original ou cópia autenticada).
Procurador
Procuração
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do titular (original ou cópia autenticada).
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

Cartão do CNPJ com menos de 90 dias;

Contrato Social
Original ou cópia autenticada.

R$ 26,40.

Comparecer em uma Unidade de Atendimento

De posse dos documentos necessários, você deve comparecer a uma unidade de atendimento do Detran-MG.

ATENÇÃO! Para atendimento em alguns municípios necessita fazer um agendamento prévio.

Unidades de Atendimento Integrado (UAI)
Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.

• Unidades de Atendimento Integrado (UAI)
    Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, Clique aqui.
    O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.
Documentos
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF (original e cópia).
  • aso queira ser representado por parentes serão considerados: Pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):  Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).
->  Caso opte por Procurador: Além dos documentos exigidos para o titular, apresentar também:
  • Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada); Procuração simples, quando a solicitação for feita por advogado (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

• Cartão do CNPJ com menos de 90 dias;

Contrato Social
Contrato social (original ou cópia autenticada).
Procurador da pessoa Física ou Jurídica
Procuração
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário/Titular (original ou cópia autenticada).

A análise da solicitação será realizada em até 72 horas, em dias úteis.
Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o(a) cidadão(ã) será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.

A pesquisa de identificação do(a) proprietário(a) do veículo, no caso de acidente de trânsito, poderá ser realizada através do Protocolo Digital, sem necessidade de comparecer à unidade de atendimento.