Participar dos leilões promovidos pelo Detran-MG

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço específico para pessoas que desejam participar dos leilões de veículos promovidos pelo Detran-MG.

Etapas, custos e documentos

1
Fazer o Cadastro no Sistema de Leilão On-Line

Você deve fazer o cadastro: CLIQUE AQUI.

2
Consultar os leilões disponíveis

Para realizar a consulta, você deve acessar o sistema de leilão: CLIQUE AQUI.

Canais de prestação
3
Dar lance

Para você efetuar o lance, se autentique na página clicando no botão "entrar" no canto superior direito da tela.  Para autenticar CLIQUE AQUI

OBS:  As propostas serão recebidas exclusivamente por meio da plataforma virtual.
O(A) vencedor(a) da disputa será aquele que ofertar o maior lance do lote de seu interesse, dentro do prazo estipulado.

 

4
Arrematar o lote

O(A) licitante, ao arrematar um lote, receberá um código para que possa emitir a DAE de Arremate e efetuar o pagamento.   
Para acessar CLIQUE AQUI.
Deverá em seguida dirigir-se à mesa no prazo de 15 minutos, contados da "batida do martelo" pelo leiloeiro, munido dos documentos, sob pena de perder o direito ao lote, caso em que será considerado nulo o lance oferecido, retornando o lote ao leilão.

Obs:

  1. Os lotes não arrematados, em virtude do descumprimento pelo(a) Arrematante de qualquer das exigências constantes no edital do leilão, será devolvido ao acervo para ser novamente leiloado;
  2. Durante a realização do leilão fica proibida a cessão, a qualquer título, dos direitos adquiridos pelo(a) arrematante. Uma vez aceito o lance, não se admitirá a sua desistência.
  3. O valor do lance deverá ser pago através do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) na rede bancária credenciada em até três dias úteis.
    Acesse -> Bancos credenciados 
Canais de prestação
5
Transferir a titularidade do veículo

Os veículos leiloados considerados conservados serão entregues com NOTA DE ARREMATAÇÃO (fornecida pelo leiloeiro) e CARTA DE ARREMATAÇÃO (expedida pelo Detran-MG).
O(A) arrematante deve proceder à transferência da titularidade do veículo no prazo legal, conforme preconiza o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e arcar inclusive, com as taxas e outros ônus pertencentes a esta transferência.

Quem pode utilizar este serviço?

Leilões promovidos pelo Detran-MG: Pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza (Nos termos do Art. 9º, inciso III da Lei 8.666,de 21 de junho de 1993, os servidores públicos lotados na Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e Polícia Militar de Minas Gerais e, no caso do serviço público ser delegado, a concessionária, permissionária ou autorizada e seus contratados, não poderão participar do Leilão na condição de arrematantes).

Leilão de Bens Inservíveis (leilão de veículo considerado sucata): Somente as pessoas jurídicas credenciadas ao Detran-MG no sistema de desmonte (nos termos da Lei Federal nº 12.977 de  20 de maio de 2014, da Resolução do Contran nº 611 de 24 de maio de 2016 e da Portaria do Detran-MG nº 397 de 14 de junho de 2017).  

Legislação

Outras informações

EDITAL DE LEILÃO:
Todas as informações referentes a um determinado leilão estão descritas no corpo do edital do leilão requerido, e podem ser obtidas no sítio do Detran-MG e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Acesse -> Calendário de Leilões

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO: 
Para verificar a listagem dos veículos que futuramente irão para leilão, clique aqui.


LEILÃO VIRTUAL

Para verificar quais leilões estão disponíveis, clique aqui.

Para se cadastrar ou acessar o sistema "LEILÃO ON-LINE", clique aqui.

COMISSÃO DE LEILÃO

  • CAPITAL

Esta comissão trata dos assuntos pertinentes aos leilões realizados em Belo Horizonte.

Unidade de Atendimento:

Sede do Detran-MG - Avenida João Pinheiro, nº 417, Boa Viagem, Belo Horizonte/MG.  
Segunda a sexta-feira de 8h30 às 17h - Ininterrupto.
 

  • INTERIOR DO ESTADO

As comissões de leilão no interior do Estado foram instituídas por portaria do Detran-MG para tratar dos assuntos referentes aos leilões realizados em sua região de origem.

Unidade de Atendimento:

Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) 

BENS NÃO ARREMATADOS:

  • O bem ou lote de bens não arrematados, em virtude do descumprimento pelo Arrematante de qualquer das exigências constantes no edital do leilão, será devolvido ao acervo para ser novamente apregoado pelo Leiloeiro Administrativo, no mesmo evento, imediatamente após o pregão do último bem ou lote de bens constante na tabela de veículos do leilão.
  • Durante a realização do leilão fica proibida a cessão, a qualquer título, dos direitos adquiridos pelo arrematante. Uma vez aceito o lance, não se admitirá a sua desistência.
Atualizado em: