Visitar o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Conteúdo Principal

O que é?

O Museu foi idealizado para prestar homenagem ao escritor e poeta Afonso Henriques da Costa Guimaraens (Ouro Preto, 1870, Mariana, 1921), um dos principais autores simbolistas do Brasil, conhecido como Alphonsus de Guimaraens. Inaugurado em 1987, o Museu está instalado na casa em que o escritor viveu com a família no período de 1913 a 1921. Localizado no centro histórico de Mariana, o imóvel, recentemente restaurado, apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século XVIII até o início do século XIX, com dois pavimentos e um quintal, por onde se distribuem os espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, de administração e de convivência do Museu.

Esse serviço é gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar a visita

O agendamento prévio de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu Casa Alphonsus de Guimaraens pode ser feito por telefone, e-mail ou diretamente na sede do museu.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

 O agendamento pode ser feito diretamente na sede do Museu: 

 Museu Casa Alphonsus de Guimaraens 

 Rua Direita, 35 – Centro - Mariana - Minas Gerais  

Telefone
(31) 3501-5327
2
Visitar o Museu

Museu fechado por tempo indeterminado. 

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

 Museu Casa Alphonsus de Guimaraens 

 Rua Direita, 35 – Centro - Mariana - Minas Gerais 

Quanto tempo leva?

A visita ao Museu Casa Alphonsus de Guimaraens leva aproximadamente de uma a duas horas.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão.

Outras informações

- Às segundas feiras o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens está fechado para manutenção.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais.

- Informação sobre programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes.

Facebook

Instagram

- O acervo do Museu, composto por mais de 1.000 itens, é fruto de doações, em sua maioria feitas pela família e por amigos, de Alphonsus de Guimaraens, quando da criação da instituição. Compõe o acervo: a biblioteca particular do poeta, com obras raras; conjunto de fotografias; objetos referentes à vida privada, à carreira como Juiz e à atividade literária; e documentos textuais, poemas manuscritos e correspondências. Em Junho de 2018, foi aberta nova exposição de longa duração intitulada Alphonsus de Guimaraens, o poeta do luar. A mostra conta com os módulos: A Visita, A Poesia, Biblioteca, Ismália, A Escrita e A Família. Neles são apresentados poemas e textos do grande poeta, intercalados com uma série de depoimentos de grandes escritores, críticos e intelectuais acerca da sua produção literária. O Museu foi dotado de um espaço para exposições temporárias e o público poderá conhecer um pouco mais sobre o ambiente simbolista, por meio da mostra paralela Vestir a ideia com uma forma sensível: Poesia e artes plásticas simbolistas.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Mariana Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Atualizado em: