Visitar o Museu dos Militares Mineiros

Conteúdo Principal

O que é?

Proposto como espaço de intensificação dos acervos e temáticas militares, o MMM tem como objetivo abranger o patrimônio e, ainda, ser uma uma instância de diálogo entre as corporações militares e a sociedade civil. Seu papel de conhecer e difundir as conexões desses universos, suas materializações, projeções e motivações caracterizam a vocação comunitária do Museu dos Militares Mineiros.

Serviço gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar visitas

O agendamento prévio de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu dos Militares Mineiros pode ser feito por e-mail ou diretamente na sede do museu.

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Museu dos Militares Mineiros: Rua Aimorés 698 – Funcionários - Belo Horizonte/Minas Gerais

2
Visitar o Museu

A visita espontânea é feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Segunda a sexta: 11h às 17h
Não é necessário agendamento prévio. Caso seja de interesse, o visitante poderá ser acompanhado de um integrante da equipe de ação educativa.
 

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Museu dos Militares Mineiros - Rua Aimorés 698 – Funcionários - Belo Horizonte – Minas Gerais

Quanto tempo leva?

A visita ao Museu dos Militares Mineiros leva aproximadamente de uma a duas horas. 

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão.

Outras informações

- Museu dos Militares Mineiros não abre aos sábados, domingos e feriados.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais

- Informações sobre programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes sociais:

Facebook

Instagram

- Inaugurado em março de 2014, o Museu dos Militares Mineiros – MMM - está instalado no prédio ocupado anteriormente pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, edificação construída em princípios do século XX e tombada pela Fundação Municipal de Cultura. Idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), o edifício passou, em 2013, por readequação e implantação do projeto museográfico, que visa apresentar a memória e a cultura militar do Estado de Minas Gerais.

- Atualmente três pavimentos abrigam as salas expositivas, o espaço multiuso, a sala de estudos, programa educativo, reserva técnica, áreas administrativa e externa. O acervo em exposição é composto por coleções pertencentes à PMMG e ao CBMMG. O conjunto material ilustra a história das corporações desde o século XVIII, com as primeiras atividades militares no Estado e bens de diferentes naturezas, como equipamentos de trabalho, vestuário, condecorações, insígnias, instrumentos musicais, livros, documentos, fotografias, entre outros, somando cerca de 300 itens.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Museu dos Militares Mineiros
Atualizado em: