Solicitar Identificação e Análise de Vetores de Doenças

O LACEN-MG (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais) oferece o serviço de identificação e análise dos seguintes vetores de doenças: Doença de Chagas, Leishmanioses, Arboviroses, Febre Maculosa.

Esse serviço é gratuito.

Órgão Responsável

Realizar a coleta e acondicionamento do vetor

A unidade deverá coletar os vetores e acondicioná-los.

Preencher ficha

Preencher a ficha de campo para todas as análises e identificações solicitadas.

Observação: para as análises de Biologia Molecular, é necessário também o cadastro do vetor no sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), solicitando o exame correspondente.

Formulário de coleta e requisição no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL (quando aplicável).

Enviar amostra

Encaminhar o material ao Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas na Funed.

Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas

Rua Conde Pereira Carneiro, 80 - Gameleira, Belo Horizonte

Aguardar resultado da análise

A unidade deverá aguardar o tempo de análise. O Serviço de Doenças Parasitárias da Funed realizará o trabalho conforme procedimentos internos definidos. O resultado será liberado no sistema GAL ou seguirá protocolo preestabelecido.

Varia conforme a análise (em dias corridos):

• Identificação taxonômica e Parasitológico de triatomíneos: 08 dias
  • Revisão de lâminas de exames parasitológicos de triatomíneos para controle de qualidade: 30 dias
  • Identificação taxonômica de flebotomíneos: 15 dias; Identificação taxonômica de carrapatos: 15 dias
  • Identificação taxonômica de culicídeos adultos: 15 dias
  • Identificação taxonômica de larvas e pupas do culicídeos do gênero Aedes sp.: 15 dias
  • Revisão de identificação de larvas e pupas do culicídeos do gênero Aedes sp para controle de qualidade do LIRAa: 30 dias
  • Identificação e contagem de ovos de Aedessp em palhetas de ovitrampa: 15 dias
  • Revisão de contagem de ovos de Aedessp para controle de qualidade: 30 dias

Superintendências Regionais de Saúde – SRS/GRS; Secretarias Municipais de Saúde; Instituições de ensino e pesquisa.

• Doença de Chagas: identificação taxonômica de triatomíneos e exame parasitológico para detecção de Trypanosoma cruzi; Revisão de lâminas de exames parasitológicos de triatomíneos.
  • Leishmanioses (Visceral e Tegumentar Americana): identificação de flebotomíneos adultos.
  • Arboviroses: identificação taxonômica de culicídeos adultos e identificação taxonômica de larvas e pupas para o gênero Aedes sp.; revisão de identificação para controle de qualidade do LIRAa; identificação e contagem de ovos de Aedessp em palhetas de ovitrampa e revisão de contagem de ovos de Aedessp para controle de qualidade. Em culicídeos adultos, é feita também a pesquisa de arbovírus (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) por biologia molecular.
  • Febre Maculosa: identificação taxonômica de carrapatos e pesquisa de Riquetsias por biologia molecular.