Requisitar monitoramento da qualidade da água de serviços de hemodiálise

Conteúdo Principal

O que é?

Monitorar a qualidade da água usada em serviços de hemodiálise existentes em Minas Gerais, mediante solicitação da Vigilância Sanitária dos municípios à unidade de atendimento abaixo. O monitoramento permite verificar se a água utilizada pelos serviços não oferecem riscos à saúde dos pacientes, como contaminação por material impróprio. São coletadas amostras de água, em diferentes pontos do serviço de hemodiálise, para análise microbiológica, além de amostras tanto para análise físico-química quanto para análise de endotoxinas.

Órgão Responsável

Etapas, custos e documentos

1
Procurar a Vigilância Sanitária

É preciso que o interessado procure a Vigilância Sanitária do seu município que coletará a amostra, caso julgue pertinente, e enviará à Funed para análise.

Documentação

Nenhum documento é necessário para a prestação deste serviço

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Verificar unidades abaixo

Quanto tempo leva?

O prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 30 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue à Funed.

Quem pode utilizar este serviço?

Todos os cidadãos 

Legislação

O órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta da Funed, disponível AQUI.   

Dúvidas frequentes

Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) 0800 283 1980 ou enviando mensagens por meio do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Diretoria do Instituto Octávio Magalhães
Atualizado em: