O que é?
A Funed realiza análises em produtos de limpeza, para verificar se os mesmos foram produzidos em conformidade com os padrões exigidos pelos órgão de Vigilância Sanitária.
Etapas, custos e documentos
O órgão de vigilância em saúde deve contatar o Serviço de Gerenciamento de Amostras da Funed, por telefone ou por e-mail, para solicitar o agendamento da análise.
Gratuito
O órgão de vigilância em saúde deve coletar a amostra, seguindo as orientações do Manual, disponível no site da Funed.
A amostra deverá ser enviada à Funed, seguindo as orientações de armazenamento e transporte descritas no Manual, disponível no site da Fundação.
Observação: Após a finalização da análise, o laudo será disponibilizado para o órgão requisitante, por meio do Sistema SEI, podendo também ser enviado por e-mail, conforme o caso.
Quanto tempo leva?
O laudo da análise será disponbilizado para o requisitante, em até 60 dias, contados da data de entrega da amostra à Funed.
Quem utiliza esse serviço?
Órgãos de Vigilância em Saúde municipais ou estaduais.
Legislação
Outras informações
IMPORTANTE: O Laboratório Central de Saúde Pública da Funed não recebe amostras diretamente do cidadão. Denúncias envolvendo este e outros produtos sujeitos ao controle sanitário e ambiental devem ser apresentadas ao órgão de vigilância em saúde do município.
A fiscalização é necessária já que, fora dos padrões, esses produtos, podem causar sérios danos à saúde, como queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações, além de não cumprirem a função de higienização/desinfecção a que se destinam.
Dentre as análises realizadas, incluem-se a rotulagem, determinação das características físicas (aspecto, cor e odor), testes para verificação da composição química do produto e investigação da contaminação por bactérias e fungos. São feitas também avaliações de atividades como bacteriana e fungicida, entre outras, para identificar a eficácia dos produtos.
Detalhes devem ser verificados no Manual de Coleta de Amostras disponível no site da FUNED.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Fundação Ezequiel Dias - Funed |