Realizar vigilância da qualidade de cosméticos

Atualizado em 21/09/2018 às 09:04

A Funed realiza análise da qualidade de cosméticos encontrados no mercado. São feitos testes em diversos produtos de beleza, como: tintura, creme alisante, hidratante capilar, sabonete líquido, xampu, gel fixador, condicionador, protetor solar, além de sabonete, xampu e condicionador infantis.

As análises são realizadas a pedido de órgãos de Vigilância Sanitária, mediante pactuação para monitoramento ou investigação de denúncia/evento adverso. Todo cidadão que suspeitar de irregularidades no comércio ou uso de cosméticos deve apresentar denúncia à vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.

O objetivo das análises é a prevenção contra eventuais riscos ou doenças causados por produtos de beleza, bem como identificar a presença de materiais prejudiciais à saúde.

Dentre as análises realizadas, incluem-se a rotulagem, determinação das características físicas (aspecto, cor e odor), testes para verificação da composição química do produto e investigação da contaminação por bactérias e fungos.

O prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 60 dias.

Acesse também o manual de coleta de amostras. Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) ou enviando mensagens por meio do fale conosco disponível no site da Funed.

Cidadão deve acionar o município ou Regional de Saúde

Fundação Ezequiel Dias - Funed

Fazer contato com a Vigilância
  • Cidadão deve acionar a vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde
  • O órgão realiza a coleta e leva para a Funed
  • A Funed fornece o laudo em até 60 dias

Não se aplica

Até 60 dias para resultado do laudo

Não se aplica

Informações adicionais podem ser conferidas no Manual de Coleta no site www.funed.mg.gov.br

Dúvidas frequentes

O cidadão não pode trazer a amostra para fundação, deve acionar a vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.