Realizar vigilância da qualidade de água mineral e alimentos

Atualizado em 20/02/2020 às 09:28

Realização de análises laboratoriais em amostras de água mineral e alimentos, para monitorar a qualidade desses produtos oferecidos ao consumo em todo o Estado de Minas Gerais. O objetivo é identificar agentes causadores de doenças transmitidas pela água mineral ou alimentos, bem como comprovar a composição nutricional dos mesmos mediante programas de monitoramento e denúncias feitas pelo consumidor a órgãos de Vigilância Sanitária. O monitoramento atende a demandas encaminhadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por órgãos municipais de Vigilância Sanitária, além de incluir, na seleção para testes, também produtos que apresentaram maior índice de reprovação em monitoramentos anteriores. Podem ser realizadas:

- análises para identificação de aditivos químicos;

- pesquisa e identificação de fraudes em alimentos e bebidas;

- avaliação de condições higiênicas e sanitárias;

- pesquisas de fungos;

- pesquisas de bactérias;

- pesquisas de resíduos de pesticidas, entre outros.

Todos os cidadãos.

Fundação Ezequiel Dias - Funed

Realizar primeiro contato

Todo cidadão que suspeitar de irregularidades no comércio ou uso de alimentos ou água mineral deve apresentar denúncia à vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.

Gratuito.

Coletar material

Órgão do município realiza a coleta e leva até a Funed.

Funed entrega o laudo em até 30 dias.

O prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 30 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue à Funed.

Legislação

O órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Outras informações podem ser acessadas através do Manual de Coleta, disponível no sítio eletrônico da Fundação Ezequiel Dias.

Dúvidas frequentes

Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) 0800 283 1980 ou enviando mensagens por meio do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.