Solicitar atendimento ambulatorial e hospitalar para pacientes adultos com doenças neuromusculares

Conteúdo Principal

O que é?

Prestar atendimento ambulatorial e hospitalar para pessoas com doenças genéticas que acometem vários órgãos e, geralmente, têm caráter progressivo. São doenças que necessitam de atendimento especializado e complexo. O paciente que sofre de uma doença neuromuscular apresenta fraqueza muscular generalizada e tem graves problemas respiratórios. Ocorre ainda a perda da capacidade de andar, tem fraqueza nos braços, também nos músculos relacionados à deglutição (dificuldade para engolir) e à respiração (dificuldade de manter uma respiração e uma tosse eficazes). 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento ambulatorial e hospitalar para adulto

O paciente deverá procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. 
Com o pedido médico em mãos, é só agendar uma consulta, onde o paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar, que informará todos os procedimentos necessários.
O tratamento requer atendimento de uma equipe de profissionais de saúde, tais como: pneumologista, gastroenterologista, neurologista, cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e assistente social.
Para atendimento hospitalar indicado, o paciente precisa do encaminhamento um médico que já tenha detectado a doença.  
As doenças neuromusculares com complicações graves, como acometimento respiratório, o paciente necessita, por exemplo, de um ventilador e aparelho de fisioterapia respiratória (aparelho de tosse). Para os casos de urgência, o atendimentos deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão adulto encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Hospital Júlia Kubitschek - HJK
Barbacena Hospital Regional Barbacena - HRB
Atualizado em: