Cursar graduação presencial

Conteúdo Principal

O que é?

A educação superior habilita as alunas e alunos a realizar todas as suas potencialidades, acompanhando de forma crítica o progresso científico e a aplicação das novas tecnologias, sem perder de vista os aspectos éticos e sociais de sua profissão, incluindo a constante busca pelo aprimoramento. 

A UEMG oferece mais de cem cursos de graduação presenciais com formação em bacharelado, licenciatura e tecnologia, e cursos a distância com formação em bacharelado e licenciatura.
I – Bacharelado: curso de formação científica ou humanística, visando ao desenvolvimento de competências em determinado campo de saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, conferindo o grau de bacharel.
II – Licenciatura: curso superior que visa o desenvolvimento de competências para atuação no magistério na Educação Básica, conferindo o grau de licenciado.
III – Tecnologia: curso de formação especializada em área científica e tecnológica que capacita profissionais capazes de desenvolver e aplicar, de forma inovadora, tecnologias, e promover a sua difusão, conferindo o grau de tecnólogo.

Serviço gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e suas provas

O Exame Nacional do Ensino Médio é a primeira etapa dos processos seletivos de ingresso em curso de graduação da UEMG. Assim, as candidatas e candidatos interessados devem realizar a inscrição no Enem e fazer as provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) anualmente.

Documentos
Nenhum documento necessário para esta etapa
Valor

Consultar o edital do Enem.

Canais de prestação
Telefone
0800 616161
2
Fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e/ou no sistema da UEMG

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatas e candidatos participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por sua vez, o processo seletivo pelo sistema próprio da UEMG oferece vagas para candidatas e candidatos que tenham participado de, pelo menos, uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Documentos
Nenhum documento necessário para esta etapa
Canais de prestação
Telefone
(31) 3916-8620
3
Acompanhar os resultados

As candidatas e candidatos que participarem do SISU devem acompanhar os resultados que são divulgados no site do SISU e no site da UEMG. 
As candidatas e candidatos que participarem apenas do processo próprio da UEMG devem acompanhar os resultados que são divulgados apenas pelo site da UEMG.

Documentos
Nenhum documento necessário para esta etapa
Canais de prestação
Telefone
(31) 3916-8620
4
Realizar a matrícula no curso

As candidatas e candidatos devem acompanhar as convocações que serão divulgados no site da UEMG e comparecer à Secretaria da Unidade Acadêmica de seu curso para preenchimento do requerimento de matrícula e entrega da documentação estabelecida no Edital.

Documentos
Histórico Escolar
Certificado de Conclusão de Curso
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Carteira de Identidade (RG)
Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral
Certidão de reservista
Foto
Canais de prestação
Presencial

O atendimento é feito presencialmente nas Unidades Acadêmicas.

5
Frequentar o curso de graduação

As alunas e alunos matriculados devem ficar atentos à data de início das aulas, estabelecida no Calendário Acadêmico, e comparecer à Unidade Acadêmica de oferta do seu curso. No site da UEMG as alunas e alunos podem se informar, por meio do Guia Acadêmico, sobre o primeiro acesso ao Sistema Acadêmico (webgiz), como solicitar dispensa de disciplinas, revisão de provas, exame especial, trancamento e cancelamento de matricula, as regras de pontuação e aprovação nas disciplinas, de participação no Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) e orientações para conclusão do curso. Além disso, também poderão conhecer os Programas de Ensino e o Programa de Assistência Estudantil.

Valor

Sem pagamento de taxas.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3916-8620

Quanto tempo leva?

De 2 a 6 anos, dependendo da área de formação do curso.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadãs e cidadãos com Ensino Médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Legislação

LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
RESOLUÇÃO CONUN/UEMG Nº 374, de 26 de outubro 2017 - Estabelece o Regimento Geral da Universidade do Estado de Minas Gerais.
LEI nº 22.570, de 05 de julho de 2017 - Dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado de Minas Gerais.
 

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre curso presencial e curso a distância?
O curso presencial possui formato pedagógico no qual as atividades acadêmicas são desenvolvidas predominantemente em encontros presenciais das alunas e alunos com as professoras e professores responsáveis, em horários e locais preestabelecidos.
O curso a distância possui formato pedagógico no qual as atividades acadêmicas são desenvolvidas em plataforma virtual de aprendizagem, centrados na autoaprendizagem e na mediação de tecnologias de informação e comunicação. Há a previsão de encontros presenciais para realização de avaliações e atividades práticas especificas.

Outras informações

Os cursos de graduação da UEMG buscam formar cidadãos e cidadãs capazes de executar adequadamente as técnicas e procedimentos de raciocinar, interpretar, inovar e discernir o conhecimento adquirido. As alunas e alunos da UEMG devem assumir sua responsabilidade na construção da realidade, na redução das desigualdades sociais e no compromisso com a preservação do ambiente.
 

Atualizado em: