Obter assistência judiciária gratuita

Conteúdo Principal

O que é?

A UEMG realiza atividades de ensino e extensão, sob a forma de prestação de serviços à comunidade, consistentes no atendimento à pessoas necessitadas, orientação ou encaminhamento de questões jurídicas ou judiciais, além de orientação ao discente acerca da confecção de peças e aplicação de teses jurídicas a casos reais.

A população é favorecida com as atividades extensionistas de prestação de serviço dos Núcleos de Assistência Judiciária Gratuita (NAJ), que consistem nas atividades de consultoria, assessoria, direção jurídicas e representação judicial do assistido. As pessoas consideradas necessitadas serão diretamente beneficiadas com os serviços elencados, que vai desde uma simples orientação jurídica até o ingresso judicial da demanda. Em cada um dos NAJ, caberá ao seu coordenador fixar horário de atendimento ao público.

Serviço gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento inicial com avaliação socioeconômica

O(A) cidadão(ã) deve fazer contato, por e-mail, com o Núcleo de Assistência Jurídica Gratuita e agendar o primeiro atendimento. 

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Comprovante de endereço
Comprovante de recebimento de salário
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Canais de prestação

Quanto tempo leva?

De acordo com o serviço prestado

Quem pode utilizar este serviço?

População de baixa renda, sendo a pessoa natural integrante de núcleo familiar cuja renda mensal bruta não ultrapasse valor de dois salários mínimos. Ademais, são indícios de baixa renda do núcleo familiar a percepção de rendimentos decorrentes de: I - programas oficiais de transferência de renda; II - benefícios assistenciais e previdenciários mínimos pagos a idoso ou deficiente.

Legislação

Outras informações

Os Núcleos de Práticas Jurídicas atendem gratuitamente a população em situação de baixa renda, oferecendo acompanhamento jurídico em ações, principalmente, das áreas cível e criminal

Atualizado em: