Filme: Código de Conduta

Conteúdo Principal
Data de criação
Categoria do Documento
Trilhas de Desenvolvimento
Arquivo:
filme_codigo_de_conduta.pdf
Descrição do documento

Clyde Shelton (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. Um dos culpados pelo crime pega uma pena de apenas 5 anos graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx), que acredita que é melhor ter alguma justiça do que a chance de não obter alguma. Dez anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficientes contra si, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu grande objetivo é denunciar a incoerência do sistema judicial, que permite que assassinos sejam libertados ou obtenham penas brandas, nem que para tanto precise eliminar todos os envolvidos. Só que Nick enfrenta um problema: apesar de estar na cadeia, Clyde aparenta sempre estar um passo a frente de todos.

Cena relacionada com a competência:

00:32:26 (“ Eu não quero que ninguém ouça o que vou lhe dizer”) até 00:37:00 (Saindo da cela);

00:43:40 (“Insanidade” até 00:46:53 (Às 13:00 Nick).

Nas cenas indicadas, temos o embate do promotor de justiça Nick Rice, e o engenheiro acusado de 2 homicídios, Clyde Shelton, que planejou as ações com o intuito de demonstrar como o sistema de justiça é falho. E ele consegue chamar atenção para tal feito. Os métodos utilizados pelo personagem de Gerald Butler não são nada ortodoxos, muito pelo contrário, são ilegais.

A competência retratada nas cenas indicadas demonstra que a conduta adotada pelo promotor de justiça vem de contraponto a essa ilicitude, pois demonstra o quanto a definição de metas, o estudo sobre as ações executadas e as que precisarão ser tomadas são importantes para garantir a importância dos resultados a serem alcançados.