Solicitar Treinamento para a Identificação e Captura de Vetores

O LACEN-MG (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais) oferece, em suas dependências,diversos treinamentos para a identificação de vetores.

Órgão Responsável

Solicitar Treinamento
Encaminhar ofício emitido por órgão de saúde (SMS, SRS ou instituição de ensino e pesquisa) solicitando o treinamento. O ofício pode ser encaminhado pelo sistema SEI para o Serviço de Doenças Parasitárias (FUNED/SDP) ou por e-mail (disponíveis em "Canais de Prestação")
Ofício emitido pela SMS ou SRS/GRS solicitando o treinamento.
Gratuito.
Aguardar agendamento do treinamento
O Serviço de Doenças Parasitárias (SDP) agendará a data do treinamento e informará a unidade por e-mail.
Gratuito.

O tempo varia de acordo com o curso ofertado:

Capacitação para profissionais em Identificação larvária do gênero Aedes sp.; (Carga horária: 24 horas)

Curso de identificação e contagem de ovos do gênero Aedes sp. em palhetas de ovitrampa; (Carga horária: 8 horas)

Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos (Carga horária: 40 horas)

Curso de Taxonomia de Flebotomíneos; (Carga horária: 60 horas)

Treinamento de coleta de carrapatos por busca ativa e arrasto para investigação de Febre Maculosa em áreas de risco; (Carga horária: 18 horas)

Treinamento de servidores municipais para atuação no controle de vetor da Doença de Chagas através de busca ativa de triatomíneos; (Carga horária: 16 horas)

Treinamento na instalação de ovitrampas para monitoramento entomológico anual do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes (Carga horária: 24 horas)

Treinamento de inquérito entomológico para Leishmanioses através de coleta de vetores no campo. (Carga horária: 24 horas).

Superintendências Regionais de Saúde – SRS/GRS; Secretarias Municipais de Saúde; Instituições de ensino e pesquisa.

Ofício emitido pela SMS ou SRS/GRS solicitando o treinamento.

O LACEN-MG (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais) oferece, em suas dependências, os seguintes treinamentos para a identificação de vetores:

Capacitação para profissionais em Identificação larvária do gênero Aedes sp.;

Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos;

Curso de Taxonomia de Flebotomíneos.

Além disso, oferece também treinamentos voltados para captura de vetores no campo:

Treinamento na instalação de ovitrampas para monitoramento entomológico anual do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes;

Todos os cursos têm a parte teórica e a parte prática. Nos cursos voltados para identificação, a parte prática é feita no Laboratório de Entomologia da Funed. Nos cursos voltados para captura de vetores no campo, a parte prática é “in loco”. Geralmente, a prática é feita em uma localidade pré-definida no município que solicita o treinamento.