Participar da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG

Conteúdo Principal

O que é?

Aulas de iniciação musical, canto, prática de orquestra, percussão e instrumentos como flauta doce, saxofone, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico além de aulas de inglês, para aprendizes. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano. A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG são frequentemente convidados a se apresentarem em eventos de instituições públicas.

A Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG foram criados em 2011. 

Etapas, custos e documentos

1
Realizar inscrição

As inscrições são abertas normalmente em janeiro de cada ano, mas é importante o interessado estar sempre atento às informações no Portal do TJMG.

Para realizar as inscrições acesse, acesse a página Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG, no campo Web, abaixo.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
2
Acompanhar convocação via e-mail

Os candidatos selecionados devem aguardar e acompanhar a convocação para comparecimento, que será realizada via e-mail, obedecendo a ordem++ dos grupos prioritários.

Canais de prestação
3
Realizar teste de aptidão e entrevista

Nesta etapa, o candidato será avaliado de acordo com sua aptidão, interesse e disponibilidade de participar das aulas e atividades do projeto, que podem incluir ensaios e apresentações aos sábados e domingos.

Quanto tempo leva?

De 1 a 3 anos, nas modalidades de iniciação e curso básico.
Há a possibilidade de o prazo se estender mais, caso o aluno tenha o perfil para o curso avançado.

Quem pode utilizar este serviço?

Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos e 11 meses.

Outras informações

Têm prioridade de participação as crianças e adolescentes sob medida protetiva em unidades de acolhimento institucional de Belo Horizonte e Região Metropolitana; residentes em áreas de vulnerabilidade social e estudantes de escolas da rede pública (Municipal e Estadual); demais vagas destinadas ao público em geral, seguindo a faixa etária informada.

São oferecidas duas modalidades:

CURSO REGULAR

Aulas de iniciação, duração de 1 ano. Se aprovado nesta etapa, o aluno passa para o curso Básico, que tem um programa para 3 anos. Após este percurso, os perfis que buscarão a música como profissão já se despontam e a eles será oferecido o Curso Avançado, preparatório para o vestibular de música, pelo período que for necessário.

CURSO LIVRE

Destinado ao público prioritário que necessite de um atendimento especial, ou PCD, que não se adapte ao programa do curso regular, mas que se beneficia da música como instrumento de transformação.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Sede TJMG
Município Unidades de atendimento
Atualizado em: