O que é?
O curso superior de Tecnologia em Laticínios forma profissionais para trabalhar com o processamento e a industrialização do leite e seus derivados, cuidando de todas as etapas, desde a matéria-prima até o produto final.
Qualifica também para atuar na gestão e supervisão de processos e desenvolvimento de produtos lácteos.
Etapas, custos e documentos
A pessoa interessada deverá se inscrever no processo seletivo preenchendo formulário próprio disponibilizado no site da EPAMIG ILCT, seguindo as instruções e as regras do Edital 01 (candidatos que fizeram o ENEM) ou do edital 2 (candidatos que não fizeram o ENEM) que será lançado se houver vagas remanescentes do edital 1.
Gratuito
A pessoa inscrita deverá verificar o resultado do processo seletivo no site, de acordo com calendário disponível.
A classificação se dará pela nota do ENEM.
A pessoa selecionada deverá apresentar a documentação solicitada e realizar a matrícula, na internet ou na secretaria da EPAMIG- ILCT, preenchendo o formulario disponível no site.
Perderá automaticamente o direito à vaga se não enviar a documentação completa no prazo definido no Calendário disponibilizado no site.
Gratuito
O(A) estudante deverá confirmar a matrícula comparecendo presencialmente na EPAMIG- ILCT em até 48 horas antes do início das aulas (calendário disponÍvel no site).
Quanto tempo leva?
O curso tem duração média de 3 anos.
Quem utiliza esse serviço?
Pessoas que já concluíram o ensino médio e prestaram o ENEM em uma das edições dos 4 anos anteriores ao ingresso.
Obs. As vagas remanescentes do processo seletivo poderão ser utilizadas por candidatos(as) que não realizaram o ENEM, conforme condições estabelecidas nos editais de chamamento.
Legislação
Resolução SEE nº 4.687, 15/122021
Lei nº 22.570/ALMG
Dúvidas frequentes
O curso é pago? Não, ele é gratuito.
Quantas vagas são ofertadas? 40 vagas anuais
Por são lançados 2 editais ao mesmo tempo para o curso de Tecnologia em Laticínios?
O edital 01 é direcionado aos interessados que fizeram o ENEM, o edital 02 para aqueles que não fizeram. Por lei as 40 vagas oferecidas são disponibilizadas aos candidatos que fizeram ENEM, caso não sejam ocupadas, serão direcionadas para os candidatos inscritos no edital 02.
Não fiz o ENEM, posso me inscrever? Sim, seguindo as orientações do edital 2.
Outras informações
O curso de graduação em “Tecnologia em Laticínios” é gratuito.
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes dedica-se, desde 1935, a formar técnicos para atuar com competência e qualidade no mercado de trabalho laticinista.
A escola faz uso da Pedagogia da diferença, proposta político-pedagógica permite o pensar e o agir dos(as) professores(as), a prática avaliativa, os estágios e a convivência harmoniosa entre a teoria e a pratica. “É o agir-refletir-agir que faz a diferença na formação dos técnicos desta casa”. (MANCINI, Regina Célia. Pedagogia da diferença: o caso do Instituto de laticínios Cândido Tostes de Juiz de Fora. CT/ILCT2002).
Possui uma fábrica-escola devidamente instalada e colocada à disposição dos estudantes e professores(as), para desenvolver atividades de ensino e pesquisa. Além disso, a qualidade, em termos científicos da matriz curricular, é um diferencial que explica o elevado reconhecimento que o profissional, formado pela EPAMIG- ILCT, possui em toda a comunidade laticinista.;
O curso superior de “Tecnologia em Laticínios”compõe o Eixo Produção de Alimentos, associando o conhecimento teórico às atividades práticas, com o diferencial de desenvolver projetos na Indústria-Escola.
É desenvolvido em semestres, módulos de aprendizagem e projetos, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a atualização permanente.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG |
Juiz de Fora | EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes - ILCT |