Antonio Anastasia

Conteúdo Principal
Antonio Anastasia

Governador

Antonio Anastasia
Mandatos
01/01/2011 até 04/04/2014

Antonio Augusto Junho Anastasia foi governador de Minas Gerais, tendo sido reeleito em 2010 com 6.275.520 de votos o que representa 62,72% dos votos válidos do segundo maior colégio eleitoral do país.

Em 2006, foi eleito vice-governador do Estado na chapa que recebeu 7,48 milhões de votos, votação histórica. Antonio Anastasia assumiu o Governo de Minas em 31 de março de 2010, após a desincompatibilização do Governador Aécio Neves. 

Com 49 anos de idade, Antonio Anastasia dedica-se há 26 anos à administração pública e participa há 20 anos da vida política de Minas. É um profundo conhecedor dos problemas e demandas dos municípios, atuou em importantes momentos da história do Estado, como a Constituinte Mineira, entre 1988 e 1989, e, desde então, sua vida profissional é dedicada à administração e à defesa dos interesses de Minas.

Professor da Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1993 e mestre em Direito Administrativo, Antonio Anastasia ingressou, na vida pública, na Fundação João Pinheiro. Em 1988 e 1989, assessorou o relator da Assembleia Estadual Constituinte, deputado Bonifácio Mourão, na elaboração da “Constituição modelo”, assim conhecida pelos avanços no funcionamento da Administração Pública, na política de descentralização da ação governamental e na definição dos parâmetros para o exercício das políticas públicas.

Em 1991, assumiu o primeiro cargo na administração do Executivo estadual, como secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral do então governador Hélio Garcia. Em 1994, já assumia as funções de secretário de Estado da Cultura e de Recursos Humanos e Administração.

Na Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, cuidou da implementação da Constituição mineira no Estado, com o então secretário Paulo Paiva. Nesse período, o sistema de planejamento do Estado foi revigorado e foram alcançados grandes sucessos como a duplicação da Rodovia Fernão Dias, o Programa de Saneamento Ambiental Metropolitano de Belo Horizonte (Prosam) e o Programa de Saneamento Ambiental, Organização e Modernização dos Municípios (Soma).

Administração Federal

No Ministério do Trabalho, Antonio Anastasia exerceu o cargo de secretário-executivo entre 1995 e 1999, quando iniciou a modernização da legislação trabalhista para fortalecer a negociação coletiva. Os projetos da pasta, sob coordenação do ministro Paulo Paiva, foram centrados no prestígio da chamada via negocial, visando ao fortalecimento dos sindicatos e, ao mesmo tempo, um processo vigoroso de descentralização dos recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), bem como de qualificação do corpo técnico do Ministério do Trabalho e dos Fiscais do Trabalho por todo Brasil. Foi importante, ainda, a criação do grupo móvel de fiscalização e a intensificação do combate ao trabalho escravo no País.

Em 1999, tornou-se secretário-executivo do Ministério da Justiça, atuando diretamente nas políticas de combate às drogas e à criminalidade organizada. Foi realizado também o 1º Plano Nacional de Segura...