Etapas do processo

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Antes de iniciar sua inscrição, recomendamos que você procure conhecer bem a vaga para a qual pretende concorrer. Reflita se a posição faz sentido para seu momento de carreira, entenda as atribuições e a remuneração da posição, assim como o comprometimento que o trabalho exige. Isso pode ser feito por meio da leitura da "Descrição da Vaga".

Abaixo, seguem as fases que podem ocorrer para todas as posições e informações de como se preparar para elas. Quando presentes, cada uma das etapas é obrigatória, podendo ou não ser eliminatórias e podem, inclusive, ocorrer simultaneamente.

1 - Inscrição

Todas as inscrições serão realizadas no Sistema Seleção Transforma Minas (https://www.selecaotransformaminas.mg.gov.br), conforme orientação de datas e critérios constantes no documento “Descrição da Vaga”. Recomendamos que procure conhecer bem a vaga para a qual pretende concorrer antes de realizar sua inscrição. Você precisará preenche-la de forma online com as seguintes informações:

Critérios de Elegibilidade | Informações pessoais e profissionais | Histórico acadêmico

Como se preparar para a etapa?

A preparação para esta etapa requer que você reflita sobre sua trajetória profissional e acadêmica, e sobre suas motivações pessoais e profissionais para participar da seleção. Essa reflexão é muito importante, pois todas as informações apresentadas serão analisadas como critério eliminatório nesta etapa. Para contribuir com sua reflexão, você pode se preparar conhecendo mais a respeito da posição pretendida e das etapas do processo seletivo, observando as informações que constam na descrição da vaga de seu interesse. Para ver todas as descrições das vagas abertas, clique aqui.

Histórico profissional | Currículo atualizado para upload | Motivações para participar do processo de avaliação | Certificados de conclusão de cursos requeridos na Descrição da Vaga (graduação, pós-graduação, cursos de capacitação, etc).

2 - Análise Curricular

A Análise Curricular é uma etapa eliminatória e, assim como as demais, obrigatória. Nela, os dados e informações enviados na etapa da inscrição serão analisados. Também serão verificados os critérios obrigatórios e desejáveis para a candidatura no processo seletivo, conforme informações requeridas para cada vaga e descritas no documento “Descrição da Vaga”.

Como se preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa é a mesma da etapa anterior. Os dados ali incluídos serão utilizados como subsídio para a realização dessa etapa pela equipe do processo seletivo.

3 - Entrevista por Competências

A Entrevista por Competências é uma etapa obrigatória, eliminatória e classificatória, realizada de forma individual e online. Nesta etapa, as/os entrevistadoras/es realiza perguntas em busca de informações e evidências sobre a trajetória profissional da/o candidata/o, para identificar quais comportamentos e resultados obteve, bem como agiu em determinadas situações profissionais. Além disso, as/os entrevistadoras/es também questiona sobre a motivação da/o candidata/o para participar do processo e seu momento de carreira. 

Como posso me preparar para a etapa?

Tenha objetividade
Recomendamos que valorize o tempo destinado para a entrevista e procure aproveitar ao máximo o momento para mostrar quem você é. A assertividade é uma aliada neste momento. Cite exemplos
A entrevista não é o momento para fazer um discurso inspiracional ou falar de maneira abstrata. Ao responder sobre a trajetória, sugerimos que exemplifique situações que permitam a quem estiver realizando a entrevista avaliar a relevância de suas experiências. Reflita sobre experiências críticas
Quais experiências foram mais relevantes em sua trajetória profissional? Recomendamos que reflita sobre situações profissionais em que você demonstrou capacidade para liderar e mobilizar pessoas, tomar decisões difíceis, entregar resultados relevantes, fazer mudanças estruturais e ter resiliência.

Duração estimada: 1 hora

Deixe clara a sua motivação
Recomendamos que seja transparente com a pessoa responsável pela entrevista sobre o que motivou a sua participação neste processo e por que faz sentido assumir esse desafio no Estado de Minas Gerais. Teste a sua internet.

A entrevista será online, por meio de uma ferramenta de videoconferência que será indicada na plataforma de inscrição no período de agendamento. Portanto, sugerimos que teste com antecedência a sua conexão com a Internet, assim como o funcionamento da câmera, do microfone e do áudio (fone de ouvido ou alto-falante). Se possível, tente usar um computador com conexão por cabo de rede, que costuma ser mais estável do que o Wi-Fi. Atente-se ao horário de agendamento.

Os agendamentos são realizados com base no horário de Brasília, com no mínimo 48 horas de antecedência. Por isso, residentes em regiões com fuso horário diferente devem se atentar ao horário da entrevista. Haverá tolerância de 10 minutos em caso de atrasos. Após esse período, você não poderá fazer sua entrevista ou agendar outro horário e será considerado como desistente do processo seletivo. O reagendamento poderá ser solicitado no mínimo 24 horas antes da entrevista.

4 - Testes e Formulário de Situação Funcional

A realização dos testes e o preenchimento do formulário são etapas obrigatórias à qual devem se submeter todas/os as/os candidatas/os que avançarem para a etapa de “Entrevista por Competência”, conforme orientações e prazos comunicados por e-mail. A/o candidata/o fará os testes e responderá o formulário no Sistema Seleção Transforma Minas (https://www.selecaotransformaminas.mg.gov.br).

Como posso me preparar para a etapa?

A preparação para realizar os testes requer apenas que você responda aos questionários em um lugar calmo e com boa conexão à Internet, visto que seu resultado apenas refletirá características que você desenvolveu durante a sua carreira. Nestes testes, não existe respostas certas ou erradas, pois você responderá as questões propostas conforme suas próprias convicções.

Duração estimada: 45 minutos

Durante a etapa 4, a/o candidata/o ainda precisará nos autorizar a entrar em contato com possíveis referências profissionais (no mínimo 1 e no máximo 3), que poderão ser contatadas pela equipe de seleção em qualquer momento do processo para responder algumas perguntas sobre sua atuação e perfil profissional. Os contatos informados deverão obrigatoriamente ser de pessoas que trabalharam como superiores diretas a você nos últimos 15 anos. 

É recomendado que a/o candidata/o entre em contato com suas referências profissionais e explique o que é este processo seletivo, para qual posição está se candidatando e qual é sua motivação.

5 - Envio de Documentos Comprobatórios

Todas/os as/os candidatas/os que avançarem para a etapa de Entrevista por Competência, paralelamente deverão complementar sua inscrição nos enviando documentos que comprovem o(s) requisito(s) obrigatório(s) para vaga, conforme orientações e prazos comunicados por e-mail. O envio destes documentos no prazo correto é obrigatório para que possa progredir no processo seletivo. 

Os documentos são específicos para cada processo seletivo, e sua informação consta no documento “Descrição da Vaga” de cada processo. O não envio dos documentos dentro dos prazos estabelecidos implica a eliminação da/o candidata/o do processo seletivo. 

Como posso me preparar para a etapa?

Para se preparar para esta etapa, desde o período de inscrição, organize e separe os documentos e comprovantes relevantes à vaga que você se inscreveu e que você tenha informado durante o processo seletivo.

6 - Entrevista com Especialistas

A Entrevista com Especialistas é uma etapa eliminatória e consiste em uma entrevista  que poderá ser realizada online sobre seus conhecimentos específicos na área da posição que você almeja, sua trajetória profissional e motivações para atuar num cargo de liderança no setor público. Para esta etapa, são convidados tanto especialistas em gestão pública como especialistas nas áreas de cada processo seletivo.

Como posso me preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer que você reflita sobre sua trajetória profissional e acadêmica e tenha em mente todas as suas motivações para participar do processo de seleção. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista por Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Duração estimada: 1 hora

7 - Entrevista Final

A Entrevista Final também é uma etapa eliminatória. Nela, as/os finalistas da etapa de entrevista com especialistas indicados para ocuparem as posições disponibilizadas serão entrevistadas/os pela equipe do Governo, que ficará responsável pela escolha final e nomeação de quem assumirá a vaga. 

Como se preparar para a última etapa?

A preparação para essa etapa requer que você estude a respeito da estrutura do órgão demandante e, de forma mais específica, do cargo que você almeja, procurando conhecer o perfil dos atuais gestores e escopo de suas atuações. É importante refletir sobre o seu perfil pessoal de trabalho e suas motivações para ocupar o cargo. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista por Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Duração estimada: 1 hora

*Ressaltamos que a ordem e a realização das etapas pode variar conforme a posição pretendida ou outros fatores.