thumbnail_Gastronomia_BELO_HORIZONTE_-_Gastronomia_-_Foto_Acervo_Setur-MG_–_Assessoria_de_Comunicação

Gastronomia Mineira

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

 

Café coado na hora, queijo curado na mesa e um tabuleiro de broa de fubá e pão de queijo saindo do forno. Para o almoço, costelinha com ora-pro-nobis, angu, tutu de feijão, couve refogada e canjiquinha no fogão a lenha – estas delícias são apenas alguns dos elementos que traduzem, com propriedade, a gastronomia mineira. As diversas possibilidades das “cozinhas de Minas” conseguem representar, ao mesmo tempo, a rica história e do estado e suas as potencialidades no turismo gastronômico e na indústria criativa.

Admirada e reconhecida nacional e internacionalmente, a gastronomia mineira ganhou uma data representativa em 2012, quando o Governo do Estado de Minas Gerais definiu que em todo dia 5 de julho, dia do nascimento de Eduardo Frieiro, autor do primeiro livro de gastronomia dedicado aos sabores de Minas, seria comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. A publicação “Feijão, angu e couve – Ensaio sobre a comida dos mineiros” foi lançada em 1966.

Dos queijos aos azeites, do café à cachaça e dos menus sofisticados aos pratos simples e cheios de afeto, a gastronomia de Minas Gerais passa por ingredientes, tradições e talentos que são mantidos e considerados riquezas de todos os mineiros. Além de ter um grande valor simbólico, a culinária mineira também é considerada um fator de desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural para o Estado. Receitas típicas das mais variadas regiões mineiras estão disponíveis no blog Gosto de Minas, do portal Minas Gerais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) coordena, em conjunto com outras pastas, entidades vinculadas e instituições de terceiro setor e iniciativa privada, o Plano Estadual de Gastronomia Mineira (PEGM), que tem o objetivo de fomentar, desenvolver e promover toda a cadeia produtiva do setor. Entre as ações e estratégias do plano estão a valorização dos produtos e produtores mineiros por meio da certificação, capacitação de profissionais de diversos segmentos da gastronomia, viabilização de oportunidades de comercialização de produtos e parcerias com o Ministério do Turismo.

 

Conheça e saiba mais em: http://www.minasgerais.com.br/pt