Você está aqui:

Sobre o Programa

Atualizado em 14/05/2019 às 10:53

Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência

 

O Governo do Estado de Minas Gerais lançou no dia 08/03/2019 o Transforma Minas. Programa inovador que tem como os objetivos transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público; replicar as mais atualizadas práticas de RH e prestar melhores serviços aos cidadãos. Trata-se de um programa inspirado em modelos já consagrados em países como Austrália, Chile e Reino Unido.

O que é inovador no Transforma Minas? – Selecionar lideranças em escala; julgar pelo mérito e pela competência; buscar profissionais comprometidos com resultados e transformar a cultura de gestão de pessoas no setor público. Além disso, o processo é transparente e sério, sempre visando ao Estado eficiente buscado pela gestão atual.

Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo de Minas e a Fundação Lemann, por meio da Aliança, que reúne organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República, a parceria não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes – o Governo não está gastando recursos públicos com o programa.

As entidades se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras e têm somado esforços em projetos que promovam o aprimoramento da gestão pública, por meio da produção de conhecimento, mobilização social e estruturação de modelos e boas práticas, entre outras ações.

A parceria prevê realização direta de ações pela Aliança e seu apoiadores e também com a transferência de conhecimento ao Estado, visando à perenidade da ação.

Em sua fase inicial, o Programa conta com o apoio do Vetor Brasil para realização dos processos de seleção. Nesta fase, já foram ofertadas vagas cujos processos foram integralmente executados pelo Vetor, bem como vagas com operação assistida, em que o Vetor pôde contar com a participação de servidores públicos para suporte na realização das etapas. Próximas vagas serão realizadas diretamente pela Secretaria de Estado de Planejamento apoiada pelo Vetor.

Além de promover a atração e a seleção de profissionais do mercado – servidores estaduais, empregados da iniciativa privada e de organizações do terceiro setor da capital mineira, interior de Minas e mesmo de outros estados -, o Transforma Minas avançará com o acompanhamento do desempenho e do desenvolvimento do profissional selecionado, que estará apto a superar desafios nas diversas áreas da administração pública.

As etapas de seleção variam para cada processo seletivo, podendo contemplar análise curricular, teste de perfil, entrevista por competência, entrevista com especialista e entrevista final.

O Transforma Minas dá continuidade ao processo que se iniciou com a seleção dos secretários e o objetivo é se perenizar como política de contratação e desenvolvimento de pessoas, no Estado de Minas Gerais.

 

Imprensa

As demandas de imprensa devem ser direcionadas para o email: ascom@planejamento.mg.gov.br

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser cadastradas no fale conosco.

 

Transparência

Aqui você encontrará todos os documentos e comunicados oficiais sobre o Programa Transforma Minas.

Termo de Responsabilidade do Participante dos Processos de Seleção

Termo de Responsabilidade do Participante dos Processos de Certificação

 

DECRETO 47625, DE 20/03/2019

Regulamenta o art. 41 da Lei Delegada nº 182, de 21 de janeiro de 2011, que dispõe sobre a necessidade de certificação ocupacional para o exercício de cargo de provimento em comissão destinado a responder pelas Superintendências regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação.

Precisa de mais informações?

Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas sobre o processo seletivo do Transforma Minas. Se ainda quiser saber mais detalhes, você pode entrar em contato pelo Fale Conosco.