Trilha Mulheres que Transformam
Mulheres que Transformam é uma Trilha de Desenvolvimento do Programa Transforma Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). Implementada em 2025, a trilha foi criada para fortalecer a liderança feminina no Poder Executivo Estadual.
A iniciativa parte do reconhecimento de que, apesar da presença expressiva de mulheres no serviço público, ainda existem desigualdades no acesso a posições estratégicas de liderança — especialmente quando se consideram marcadores como raça. Nesse contexto, o Mulheres que Transformam atua de forma intencional para ampliar oportunidades e apoiar trajetórias de liderança.
Propósito
A trilha tem como propósito fortalecer o protagonismo de mulheres líderes, contribuindo para uma gestão pública mais diversa, representativa e alinhada aos desafios do Estado.
Busca, de forma prática e reflexiva:
- apoiar o desenvolvimento de competências de liderança;
- estimular trocas, aprendizado coletivo e construção de redes;
- promover reflexões sobre barreiras estruturais e desafios vivenciados por mulheres no exercício da liderança;
- valorizar a diversidade racial e de experiências no serviço público.
Como funciona a trilha
O Mulheres que Transformam oferece, inicialmente, 40 vagas para mulheres em cargos de liderança no Poder Executivo Estadual. O critério de maior peso para ingresso é ser mulher líder negra (preta ou parda), reafirmando o compromisso do Transforma Minas com a equidade racial e de gênero.
A permanência na trilha está associada à dedicação ao processo formativo e à frequência nas atividades. Quando há desocupação de vagas, estas são reabertas, garantindo o melhor aproveitamento da iniciativa e a ampliação do acesso ao desenvolvimento.
As atividades combinam encontros formativos e metodologias participativas, com foco em escuta, troca de experiências e reflexão aplicada ao contexto de trabalho. O desenvolvimento individual é tratado como parte de um movimento maior de fortalecimento institucional.
Diversidade e impacto público
Integrada à agenda de diversidade do Transforma Minas, a trilha reconhece que a promoção da equidade exige ações contínuas e estruturadas. Ao investir no desenvolvimento de mulheres líderes — com atenção especial às mulheres negras — o programa contribui para uma gestão pública mais plural, sensível às desigualdades e orientada ao interesse público.
Fortalecer lideranças femininas é fortalecer a capacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas mais justas e conectadas à realidade da sociedade mineira.