Anexo 8
Reparação em saúde para as comunidades diretamente atingidas na Bacia do rio Doce

Visão Geral
O Anexo 8 do Novo Acordo de Mariana destina R$ 12 bilhões para implementação de um amplo programa de reparação em saúde coletiva para as populações atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. O objetivo é garantir o acesso contínuo, qualificado e integral aos serviços do SUS, com foco na estruturação da rede pública, fortalecimento da atenção básica e resposta aos impactos físicos, mentais e sociais decorrentes do desastre.
O total de recursos para o Programa Especial de Saúde – Rio Doce será dividido em duas grandes partes:
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30% do valor total (R$ 3,6 bilhões) será alocado para ações imediatas, distribuídas entre o Ministério da Saúde, Estados, a Fiocruz e os municípios. Destaca-se que:
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50% dessa parte (R$ 1,8 bilhão) será destinado diretamente aos 38 municípios atingidos, via repasse do Governo Federal às prefeituras. Esses recursos financiarão serviços de saúde, como assistência e vigilância em saúde. O uso desses recursos seguirá planos de ação que devem ser elaborados em conjunto com a Câmara Técnica do Programa de Saúde (CT) e o Comitê Especial Tripartite (CET).
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O Estado de Minas Gerais é responsável por executar R$ 424 milhões deste valor em ações estruturantes de saúde pública nos municípios listados. Esses recursos são voltados para aquisição de equipamentos, investimentos em infraestrutura e implementação de ações integradas de promoção, prevenção e vigilância em saúde.
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70% do valor total (R$ 8,4 bilhões) será destinado à criação de um fundo patrimonial perpétuo, garantindo recursos de longo prazo para as áreas de saúde. Os rendimentos desse fundo serão repartidos anualmente, com no mínimo 50% destinados aos municípios.
Ações Realizadas pelo Estado de Minas Gerais
Participação na Governança
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Representação institucional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em reuniões das instâncias colegiadas do Anexo 8, destinadas à coordenação do Programa Especial de Saúde do Rio Doce, em articulação com a União, municípios e outros órgãos envolvidos.
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Composição de Minas Gerais nas governanças:
- Câmara Técnica
ÓRGÃO |
REPRESENTAÇÃO |
FUNÇÃO |
NOME |
SES-MG |
Estadual |
Titular Câmara |
Fellipe Antônio Andrade Chaves |
SES-MG |
Estadual |
Suplente Câmara |
Vinicius Eduardo Belo Rodrigues |
Prefeitura |
Municipal |
Titular Câmara |
Silvério Joaquim Aparecido da Luz |
Prefeitura |
Municipal |
Suplente Câmara |
Mariline Romão |
- Comitê Especial Tripartite (CET)
ÓRGÃO |
REPRESENTAÇÃO |
FUNÇÃO |
NOME |
SES-MG |
Estadual |
Titular CET |
Poliana Cardoso Lopes |
SES-MG |
Estadual |
Suplente CET |
Eduardo Campos Prosdocimi |
Prefeitura |
Municipal |
Titular CET |
Marcélio Teixeira da Costa |
Coridoce |
Municipal |
Suplente CET |
José Roberto Gariff Guimarães |
Elaboração dos Planos de Ação
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Auxílio à gestão municipal na construção e validação dos planos de ação dos 38 municípios mineiros atingidos com base em diagnóstico situacional da rede pública de saúde personalizada para cada município atingido com foco em resultado individualizado.
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Definição dos eixos prioritários de investimento com foco em:
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Expansão da atenção primária à saúde;
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Fortalecimento da vigilância em saúde ambiental e epidemiológica;
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Melhoria na infraestrutura física das unidades de saúde.
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Resultados Esperados
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Requalificação da rede de atenção básica à saúde nos municípios atingidos;
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Fortalecimento da capacidade de resposta às emergências em saúde pública e desastres ambientais;
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Ampliação do acesso da população atingida a serviços especializados.
Instrumentos Normativos e Referências
A seguir, estão disponíveis os principais documentos normativos e de referência relacionados à execução do Anexo 8 – Saúde, no âmbito do Novo Acordo de Mariana: