
A infraestrutura viária é fundamental para integrar a região e impulsionar o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o Anexo 13 do Novo Acordo de Mariana prevê uma das principais intervenções para Minas Gerais: a implantação de melhorias rodoviárias, com serviços de operação e manutenção, priorizando a duplicação da BR-356, no trecho entre Ouro Preto e Mariana. Trata-se de um investimento estratégico de R$ 2 bilhões, destinado a melhorar a fluidez do tráfego, reduzir acidentes e garantir deslocamentos mais rápidos e seguros.
A operacionalização dessas ações ocorrerá por meio da concessão Lote 7 - Ouro Preto – Mariana (Via Liberdade), que atualmente se encontra em fase de licitação. Essa iniciativa permitirá não apenas a execução eficiente das obras, mas também a manutenção de padrões elevados de qualidade e segurança ao longo do tempo. Com isso, a região terá uma infraestrutura moderna, capaz de fortalecer a logística e impulsionar a retomada econômica das cidades atingidas.
Além dessas medidas, a Lista 3 do Anexo 12 (pág. 9) prevê a possibilidade de novos investimentos voltados a infraestrutura e mobilidade.
Saiba mais nos Anexo 12 - Iniciativas Estaduais - Lista 3 e Anexo 13 - Cooperação Interfederativa de Infraestrutura de Mobilidade do Novo Acordo de Mariana.