Novo Acordo de Mariana: Governo de Minas anuncia entrega de kit de máquinas para os 38 municípios atingidos

O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (18/7), a entrega de kit de máquinas para os 38 municípios atingidos pela tragédia de Mariana. A medida foi comunicada pelo vice-governador Mateus Simões durante reunião com o Fórum de Prefeitos – Coridoce, que contou com a apresentação estruturada dos Projetos Estaduais de Minas Gerais do Novo Acordo de Mariana, feita pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
As iniciativas previstas fazem parte dos compromissos a serem executados pelo Estado de Minas Gerais, que somam recursos no montante de aproximadamente R$ 15 bilhões. As ações são divididas em quatro eixos: recuperação socioambiental, recuperação econômica e assistência social, retomada das atividades agrícolas, e segurança e prevenção a desastres.
Na apresentação, foram elencadas, por exemplo, as obras rodoviárias previstas, iniciativas de reflorestamento, recuperação do rio, qualificação profissional, fortalecimento da rede assistencial, recuperação produtiva das propriedades rurais e fortalecimento da segurança pública, entre outros, além das demandas executadas com recursos previstos para as ações compensatórias.
“Temos aqui uma oportunidade de apresentar o que é o Novo Acordo de Mariana para esses 20 anos. O encontro foi focado exclusivamente na parte do Estado, de explicar o que é, o que nós temos pela frente em termos de oportunidades e desafios. E podemos anunciar que agora vamos priorizar a entrega de kits de máquinas para os 38 municípios diretamente atingidos. Nos próximos dias vamos discutir tecnicamente qual a melhor forma de fazer essa distribuição”, destacou o vice-governador, Mateus Simões.
O Fórum de Prefeitos – Coridoce irá fazer um levantamento com os 38 municípios para entender a demanda de cada um em relação às máquinas agrícolas que precisam. O evento contou com participação de prefeitos e de deputados da região.
Tira dúvidas
Durante a tarde, representantes da Seplag-MG e das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) também se reuniram com prefeitos e representantes das administrações municipais dos 38 municípios envolvidos no Novo Acordo do Rio Doce.
O encontro teve como objetivo apresentar detalhes dos projetos que serão executados pelo Governo de Minas e esclarecer dúvidas sobre a transição das ações anteriormente conduzidas pela Fundação Renova.
“É muito importante estar com esses 38 municípios que compõem a calha do Rio Doce para tirar dúvidas sobre todos os anexos do Acordo. Reforçamos a relevância do debate integrado e do compromisso compartilhado entre o Governo de Minas e os municípios, que têm o desafio de manter a execução do Acordo. São iniciativas complexas e diferenciadas que vão perdurar ao longo de 20 anos para que possamos recompor a qualidade de vida dos municípios da bacia do Rio Doce”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Silvia Caroline Listgarten.
Entre os principais pontos levantados pelos gestores municipais estiveram questionamentos sobre a continuidade das iniciativas de reparação, em especial os programas voltados ao saneamento básico. A Seplag-MG reforçou que todas as ações já iniciadas serão concluídas e que o novo projeto de saneamento, previsto no acordo, assegura a manutenção dos benefícios originalmente planejados para os territórios atingidos.