Superintendente de Superintendência Regional de Meio Ambiente (Suprams)

Conteúdo Principal
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD
Inscrições até:
Status da Vaga
Encerrado

O Governo de Minas Gerais selecionará profissional para atuar como Superintendente de Superintendências Regionais de Meio Ambiente (listadas na página 12 deste documento), que têm como competência gerenciar e executar as atividades de regularização, fiscalização e controle ambiental na sua respectiva área de abrangência
territorial, além de controlar as atividades administrativo-financeiras descentralizadas, a partir das diretrizes emanadas pelas subsecretarias da Semad.

COMUNICADO IMPORTANTE!

Os processos seletivos realizados no âmbito do Programa, não constituem um concurso público, possuindo uma lógica própria toda ela explicitada no site do Programa (https://www.mg.gov.br/transforma-minas).
Para cada seleção para cargos de liderança, os pré-requisitos são alinhados diretamente com o Órgão demandante da vaga, ou seja, são definidos os requisitos considerados obrigatórios de acordo com o perfil procurado para o cargo. Esse perfil, considera os desafios da função, projetos assumidos junto ao governo e sociedade, estrutura institucional e legal etc. 
Por se tratar de uma seleção, uma escolha deve ser realizada considerando unicamente aqueles/as candidatos/as que se dispuseram a participar do processo e que, paulatinamente, foram avançando nas etapas estabelecidas – todas elas previamente divulgadas no documento “Descrição da Vaga”, disponibilizado no site do Programa. 
Assim, após as diversas etapas do processo de seleção, há um momento de escolha do(a) futuro(a) liderança entre os/as candidatos/as finalistas. Essa escolha é realizada pelo demandante do processo seletivo, ou seja, a instituição detentora da vaga e na qual haverá a nomeação do/a selecionado/a. Mas é uma escolha restrita, conforme já dito, aos candidatos/as que percorreram de forma exitosa todas as etapas estabelecidas.
Em face desse processo que, conforme informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, NÃO HOUVE CANDIDATOS/AS SELECIONADOS/AS para as seguintes vagas: SUPRAM - Alto Parnaíba, SUPRAM - Norte de Minas e SUPRAM - Sul de Minas .
Dessa forma, o processo seletivo para tais vagas foi encerrado no dia 15/9/2023.Alto Paranaíba

 O processo seletivo para essa regional Alto Paranaíba se encontra em aberto..

Candidata selecionada - Alto São Francisco

Kamila Esteves Leal

Mini currículo

Servidora Pública Estadual desde 2012, com vinculo de recrutamento amplo, graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Profissional com visão organizacional e sistêmica, líder de equipes, com experiências em diversos setores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável como fiscalização ambiental, controle de denúncias e requisições, planejamentos estratégicos, desenvolvimento de equipes, regularização ambiental, gestão de processos de licenciamento, estando sempre de acordo com a visão institucional e em busca de alcance de metas e resultados e melhoria contínua para a equipe e o setor.

Candidata selecionada - Jequitinhonha

Carla Fernanda de Araújo

Mini currículo

Servidora pública municipal na Prefeitura Municipal de Diamantina desde 2008 com vínculo efetivo e função comissionada como Diretora Ambiental na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente. Graduada em Direito pela FCJ-UEMG. Pós-Graduada em Direito Ambiental, Minerário e Urbanístico pela PUC-Minas; Mestranda em Geologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Profissional com mais de 15 (quinze anos) de experiência em licenciamento ambiental nas áreas pública e privada, liderança de equipes nas áreas de resolução de problemas urbanísticos e de regularização fundiária, gestão ambiental municipal, agropecuária, comunidades tradicionais, resolução de conflitos; suporte e assessoria aos Conselhos Municipais de Proteção Ambiental-CODEMAs; Conselheira Conselho Estadual de Política Ambiental-COPAM desde 2007; Implantação do sistema municipal de licenciamento ambiental e política ambiental municipal no município de Diamantina; reestruturação do CODEMA-Diamantina e da Diretoria Ambiental Municipal para licenciamento da classe originária e até classe 04; Suporte à criação da Política Municipal de Saneamento e Conselho Municipal de Saneamento do Município de Diamantina. Atuação como assessora jurídica na Defesa Civil Municipal nos casos de situação de emergência por desastres ambientais, escassez Hídrica e Tempestades; implantação de política municipal de Regularização Fundiária no Município de Diamantina e gestão de solo urbano e rural; assessoria à Revisão do Plano Diretor, Lei de Parcelamento de Solo e Códigos Tributários e de Obras do Município de Diamantina quanto às questões ambientais e gestão de solo; implantação do planejamento e gestão ambiental com metas e resultados no Município de Diamantina. Criação do Programa Municipal de aumento e enriquecimento de áreas verdes municipais nos licenciamentos de condomínios e loteamentos no Município de Diamantina. Assessoria e suporte à criação da Área de Proteção Ambiental Municipal Serra dos Cristais e Gruta do Salitre em Diamantina. Gestora no Programa Municipal de Educação Ambiental no Município de Diamantina.

Candidato selecionado - Leste Mineiro

Fabricio de Souza Ribeiro

Mini currículo

Fabricio de Souza Ribeiro, formado em Direito pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas – FADILESTE – Reduto - MG. - Pós Graduação “LATO SENSU” em Direito e Política Ambiental pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas – FADILESTE – Reduto – MG, passando por diversos cargos do Governo Estadual de Minas Gerais e Governo Federal na área de Meio Ambiente desde 1997.

Candidato selecionado - Noroeste de Minas

Ricardo Barreto Silva

Mini currículo

Ricardo Barreto SIlva, servidor público estadual desde 2006, com vínculo efetivo na carreira de Analista Ambiental, da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Pós-Graduado em Solos e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Profissional orientado à gestão no setor público, com visão organizacional e sistêmica, líder de equipes, com experiências nas áreas de licenciamento ambiental, regulação, controle, auditoria ambiental, monitoramento ambiental, gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, ordenamento dos recursos naturais, conservação dos ecossistemas, da flora e da fauna, estímulo e difusão de tecnologia, informação e ducação ambiental.

Candidato/a selecionado/a - Norte de Minas

Não houve selecionado/a.

Candidato/a selecionado/a - Sul de Minas

Não houve selecionado/a.

 

Candidato selecionado - Triângulo Mineiro

Bruno Neto de Ávila

Mini currículo

 

Candidato selecionado - Zona da Mata

Dorgival da Silva

Mini currículo