Diretor(a) Regional do Sistema Prisional

Conteúdo Principal
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP
Inscrições até:
Status da Vaga
Encerrado

O Governo de Minas Gerais selecionará profissional para atuar nas Diretorias Regionais do Sistema Prisional.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES - REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

COMUNICADO IMPORTANTE

Os processos seletivos realizados no âmbito do Programa, não constituem um concurso público, possuindo uma lógica própria toda ela explicitada no site do Programa (https://www.mg.gov.br/transforma-minas).

Para cada seleção para cargos de liderança, os pré-requisitos são alinhados diretamente com o Órgão demandante da vaga, ou seja, são definidos os requisitos considerados obrigatórios de acordo com o perfil procurado para o cargo. Esse perfil, considera os desafios da função, projetos assumidos junto ao governo e sociedade, estrutura institucional e legal etc. 

Por se tratar de uma seleção, uma escolha deve ser realizada considerando unicamente aqueles candidatos que se dispuseram a participar do processo e que, paulatinamente, foram avançando nas etapas estabelecidas – todas elas previamente divulgadas no documento “Descrição da Vaga”, disponibilizado no site do Programa. 

Assim, após as diversas etapas do processo de seleção, há um momento de escolha do(a) futuro(a) liderança entre os candidatos finalistas. Essa escolha é realizada pelo demandante do processo seletivo, ou seja, a instituição detentora da vaga e na qual haverá a nomeação do(a) selecionado(a). Mas é uma escolha restrita, conforme já dito, aos candidatos que percorreram de forma exitosa todas as etapas estabelecidas.

Em face desse processo que, conforme informações fornecidas pela SEJUSP, NÃO HOUVE CANDIDATOS FINALISTAS para as seguintes vagas: 4ª Diretoria Regional de Polícia Penal, 6ª Diretoria Regional de Polícia Penal, 12ª Diretoria Regional de Polícia Penal, 13ª Diretoria Regional de Polícia Penal e 14ª Diretoria Regional de Polícia Penal.

Dessa forma, o processo seletivo para tais vagas foi encerrado no dia 17/08/2023. 

Nova seleção para as referidas regionais será iniciada no dia 18/08/2023.

1ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Edson Alves Peixoto

Mini Currículo

Policial Penal, graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional – IFMG e concluiu o Curso de Gestão Estratégica em Recursos de Defesa - Escola Superior de Guerra (ESG). Servidor Público concursado como Agente de Segurança Penitenciário, desde 2002. Atuou como Diretor de Presídio no Complexo Prisional Parceria Público Privado (2014 – 2017), posteriormente como Diretor Geral do Presídio de Sete Lagoas – Promotor José Costa (2017 – 2021) e desde 2021 atua como Diretor do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC. 

2ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Elves Fabiano Gomes de Almeida

Mini Currículo

Elves Fabiano Gomes de Almeida Brasileiro, Ribeirão das Neves- MG. Estado Civil: Casado; Agente de Segurança Penitenciário de 07/07/2004 a 19/07/2007; Policial Penal desde 20/06/2007; (Cargo Efetivo) Resumo Profissional Histórico de liderança de equipes de alto desempenho, capaz de tomar decisões assertivas a fim de superar as metas estabelecidas. Experiência com 19 anos na carreira de Policial Penal, labor em 12 Unidades Prisionais; Corregedoria da Extinta Secretária de Estado e Defesa Social- SEDS, Laborando em Processos Administrativos e Sindicância Administrativa, Policial de Muralha(guarita), Sub Líder, Líder, Subcoordenador, Coordenador, Coordenador Geral de Segurança. Laborei em mais de 12 Unidades do Estado; Diretor Interventor Administrativo e Segurança no Presídio de Curvelo/MG, Diretor Adjunto no Presídio de Sabará; Diretor Interventor Administrativo e Segurança no Presídio Antônio Dutra Ladeira; Diretor Adjunto no Presídio Antônio Dura Ladeira e Também Diretor-Geral; ambas com a tríade da Polícia Penal, Custodiar, Fiscalizar e a Ressocializar; e atualmente Diretor Regional na 2ª RISP, com atribuições por Decreto de Competência. Formação Acadêmica Pós-Graduação Lato Sensu em Serviço Social Faculdade Futura/ Conclusão do curso em 23/12/2020; Graduação em Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública Universidade de Belo Horizonte- UNI-BH Conclusão do curso em 08/01/2011.  

3ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidata Selecionada: Eliane Lopes Coelho

Mini Currículo

Accordion content 2.

4ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Não Houve Selecionado/a.

5ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Josiley Henrique Da Silva

Mini Currículo

Policial Penal efetivo há 19 anos, Bacharel em Direito pela UniFACTHUS Centro Universitário, Graduado em Gestão em Segurança Pública e Privada pela Faculdade Orígenes Lessa – FACOL, Pós-Graduado em Direito Penal com ênfase na Gestão de Crises pela Faculdade IBRA, PósGraduado em Gestão de Segurança Pública pela Faculdade IBRA, Formação no Curso de Capacitação de Gestores de Unidades Prisionais pela Superintendência Educacional de Segurança Pública, Formação no Grupo de Intervenções Táticas e Líder GETAP no Presídio Professor Jacy de Assis, exercício do cargo de Diretor de Segurança pelo período de 09 anos, atualmente exerce a função de Diretor-Geral da Penitenciária de Uberaba I - Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. 

6ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Não houve selecionado/a.

7ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Sérgio Evaristo de Souza

Mini Currículo

Graduado em Pedagogia, Pós-Graduado em Segurança Pública, Pós-Graduando em Ciência Social e Pós-Graduando em Ciências da Religião. Capacitado como Gestor Prisional e IGESP, em cursos promovidos pela SEJUSP/MG. Participação em Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais promovido pelo MJ através da ESPEN. Participação em Treinamento em Inteligência Emocional. Participação em Seminário em Segurança Pública e Inteligência no Sistema Prisional promovido pelo MPMG. Possui aproximadamente 22 anos de serviço no Sistema Prisional de Minas Gerais, efetivado no concurso de 2004, além de Coordenador de Segurança, está há 16 anos atuando ininterruptamente em cargos de Gestão, sendo o atual Diretor Regional/7ª RISP. 

8ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Danilo Marcos de Almeida da Silva Gomes 

Mini Currículo

Graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, no ano de 2003, Graduado em Pedagogia pela Sociedade Educacional Uberabense - UNIUBE no ano de 2012, Graduado em Curso Superior Sequencial de Gestão em Segurança Pública e Privada pela Faculdade Orígenes Lessa – FACOL, no ano de 2023 e Pós-Graduado em Direitos Humanos e Ressocialização pela Faculdade Única no ano de 2019. 

Labora no sistema prisional desde 2002, sendo servidor efetivo desde 2007, exercendo as atividades fins da carreira de Policial Penal, além de Coordenador dos Núcleos de Segurança Interna no Presídio de Governador Valadares nos anos de 2007 a 2008, Diretor Geral dos Presídios de João Monlevade e Rio Piracicaba-MG, de 2008 a 2009, Diretor Geral da Penitenciária Francisco Floriano de Paula de 2009 a 2015, Diretor Administrativo e Financeiro da Penitenciária Francisco Floriano de Paula de 2016 a 2019, Diretor Geral do Presídio de Governador Valadares em 2019 e Diretor Regional de Polícia Penal desde 2019. 

9ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: MARCUS VINÍCIUS DE OLIVEIRA SILVA

Mini Currículo

Policial Penal, Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, pós-graduando em Gestão Prisional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, com curso de CAPACITAÇÃO DE GESTORES DE UNIDADES PRISIONAIS (Superintendência Educacional de Segurança Pública), PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES (SEBRAE/SUAPI), SISTEMAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (MJ/SENASP), GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PLANOS DE CARREIRA (Escola Nacional de Administração Pública – ENAP) e PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS – CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS – (Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC), 19 anos de carreira e 12 anos  de atuação como gestor em unidades prisionais, na função de Assessor de Inteligência, Coordenador do GETAP,  Diretor Administrativo, Diretor de Segurança, Diretor Geral e Diretor Regional, com experiência no  controle e gerenciamento de projetos e gestão de processos. 

10ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Marcos Lopes Brandão

Mini Currículo

Educador Físico e Pedagogo, pós-graduando em Direito Penal e Direito Processual, Policial Penal efetivo, com início no ano de 2004 na Polícia Penal/MG, com experiência de 19 anos, sendo 03 anos em Coordenação de Segurança e Assessoria de Informação e Inteligência, por 04 anos Diretor Administrativo e por 10 anos Diretor-Geral das Unidades prisionais de Patos de Minas e Patrocínio, atualmente exercendo o cargo de Diretor Regional da Polícia Penal na 10ª RISP.

11ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: ANTÔNIO JOSÉ COSTA NETO

Mini Currículo

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Faculdades Integradas Norte do Paraná. Graduação em Gestão de Segurança Pública e Privada, Faculdade Integrada de Araguatins.  

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 

Diretor Administrativo, Penitenciária de Francisco Sá – 2012/2013. Diretor de Segurança, Penitenciária de Francisco Sá – 2013/2015. Diretor Adjunto, Presídio de Bocaiuva – 2016. Diretor-Geral, Presídio de Manga – 2018/2019. Diretor-Geral, Penitenciária de Francisco Sá – 2019/2021. Diretor Regional do Sistema Prisional, 11ª RISP – 2021 até o momento. 

12ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Não houve selecionado/a

13ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Não houve selecionado/a


 
14ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Não houve selecionado/a.

15ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Bruno Santos

Mini Currículo

Accordion content 2.

16ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Sílvio Pereira Cardoso Júnior 

Mini Currículo

Graduado em Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA) e possui curso superior em Gestão em Segurança Pública e Privada pela Faculdade Orígenes Lessa (FACOL). Desde abril de 2006, atua como Policial Penal/Agente de Segurança Penitenciário do Estado de Minas Gerais, lotado na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior em Unaí/MG. Ao longo de seu trabalho, desempenhou suas funções em vários setores, como Guarda Interna, Guarda Externa, Grupo de Escolta Tático Prisional, Grupo de Intervenção Rápida e Inspetoria de Equipe. 

Foi Subdiretor de Atendimento ao Preso (2014 – 2019), oportunidade em que pôde auxiliar e desenvolver vários projetos de ressocialização e parcerias com outras instituições, com o emprego da mão de obra de internos da Penitenciária.  

Foi Diretor Geral da Unidade (2019 – 2023), onde pôde dar sequência na ampliação destes projetos. Participou ativamente na implantação de projetos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, tais como “Fábrica da Alegria”, que consiste na produção de brinquedos que são doados às crianças em situação de vulnerabilidade social; “Amicão”, na produção de casinhas para cães, que são doadas para associações de proteção animal; “Produção de Máscaras”, que no período pandêmico, mobilizou as unidades prisionais na produção de máscaras de proteção, que foram distribuídas para a população mineira. Ainda como diretor geral da Penitenciária, coordenou a construção do prédio para as salas de audiências judiciais por videoconferência, utilizando mão de obra carcerária e recursos provenientes de transações pecuniárias. 

17ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: Gilson Rafael Silva

Mini Currículo

Servidor público na carreira de Policial Penal desde 2009 

Formação acadêmica: Formado em ciências jurídicas pela Universidade de Barra Mansa; Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Oswaldo Aranha; Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Católica de Minas Gerais; Pós-graduando em Segurança Pública e Sistema Penitenciário pela Faculdade Anhanguera. 

Experiências Profissionais: Atuou como Diretor Interventor no Presidio de Poços de Caldas no ano de 2009; Participou de diversas assunções de novos Presídios no ano de 2009, 2010 e 2011; Atuou como Diretor Geral do Presidio de Santa Rita do Sapucaí de 2010 a 2019, com destaque em diversos trabalhos na área de ressocialização.

18ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO

Mini Currículo

Accordion content 2.

19ª Diretoria Regional da Polícia Penal

Candidato Selecionado: José Fábio Piazza Júnior

Mini Currículo

José Fábio Piazza Júnior, natural de Belo Horizonte/MG, casado, Policial Penal desde 12/08/1997, Graduado em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduação em Prevenção e Gerenciamento de Crises na Universidade Estácio de Sá, 2023. Resumo Profissional Histórico de liderança de equipes de alto desempenho, capaz de tomar decisões assertivas a fim de superar as metas estabelecidas. Experiência com 26 anos na carreira de Policial Penal, labor em 06 Unidades Prisionais; Policial de Muralha(guarita), Sub Líder, Líder, Subdiretor Adjunto no CERESP de Contagem (2012- 2013), Subdiretor de Segurança do Presídio Regional Antônio Dutra Ladeira- PRADL- (2013-2015),Subdiretor de Segurança do Complexo Penitenciário de Parceria Público Privado de MG- CP-PPP (2015- 2017), Diretor Público Geral do Complexo Penitenciário de Parceria Público Privado de MG- CP-PPP (2017- 2020), Diretor Geral do Complexo Penitenciário Nelson Hungria- CPNH (2020- agosto de 2023), Interventor na Central Integrada de Escoltas Prisionais da SEAP- (2014), Subdiretor de Intervenção no Presídio Inspetor José Martinho Drumond- PIJMD- (2015), Subdiretor de Intervenção no Presídio Regional Antônio Dutra Ladeira- PRADL- (2017).