Desenvolvimento e Desempenho

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Subsecretários

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Subsecretários (PDL - Subsecretários) tem como público-alvo as lideranças do segundo nível hierárquico do Governo de Minas Gerais. O programa é estruturado por um sistema de gestão do desempenho e desenvolvimento, que envolve um conjunto de ações orientadas a desenvolver e acompanhar o desempenho dessas lideranças, com o objetivo de assegurar que estejam aptas e em preparação contínua para enfrentar os grandes desafios do setor público. No eixo desenvolvimento, as lideranças têm seu processo de evolução em uma das competências do Transforma Minas sistematizado e acompanhado por meio do Portfólio de Desenvolvimento. Ademais, este eixo também conta com os Encontros de Rede conduzidos pela Fundação João Pinheiro, que são oficinas e palestras acerca de temas relacionados às competências do Transforma Minas que as lideranças desejam aprimorar. O eixo desempenho, por sua vez, conta com o Plano de Entregas, ferramenta pela qual os participantes elencam as entregas que são mais prioritárias em sua área de atuação e têm a execução e o atingimento de suas respectivas metas acompanhado. 

Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Superintendentes

Compõem o público-alvo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Superintendentes (PDL - Superintendentes) os superintendentes e dirigentes de unidades equivalentes de 11 Secretarias de Estado, selecionados por meio de processo seletivo amplamente divulgado neste site. O objetivo deste programa é vincular o desenvolvimento dos superintendentes e/ou equivalentes ao desenvolvimento dos seus subsecretários, que já participam do PDL - Subsecretários. Similar ao PDL - Subsecretários, o PDL - Superintendentes é baseado em um sistema de gestão do desempenho e desenvolvimento, com ações estruturadas nesses dois eixos. 

Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Regionais

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças - Regionais (PDL - Regionais) visa desenvolver lideranças regionais que, em sua maioria, foram selecionadas pelo Programa Transforma Minas, para atuarem de forma inovadora e estratégica no setor público, articulando ações e trabalhando em rede para o alcance dos resultados estratégicos do Governo de Minas Gerais. Por meio dele, pretende-se dotar o Estado de dirigentes regionais que possuem grande capacidade de gestão e liderança para executar, de forma eficiente e eficaz, as políticas públicas definidas pelo governo do Estado.