
O Anexo 12 do Novo Acordo de Mariana, por meio da Lista 2 (pág. 5-6) , prevê que parte dos R$ 950 milhões destinados a iniciativas socioeconômicas será aplicada em ações voltadas à assistência técnica e extensão rural para apoiar produtores e fortalecer a agricultura nos municípios atingidos.
O programa tem como objetivo estimular a produção de alimentos, a comercialização e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais, garantindo mais sustentabilidade e competitividade para a atividade agrícola. Para isso, serão realizadas etapas fundamentais, como:
-
Diagnóstico das propriedades rurais, para identificar necessidades e definir o plano de ação;
-
Revisão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e retificação das informações, em articulação com o Instituto Estadual de Florestas (IEF);
-
Elaboração e execução dos Planos de Adequação Socioeconômica e Ambiental (PASEA), que contemplam medidas para recuperação produtiva e regularização ambiental das áreas;
-
Acompanhamento técnico intensificado, por meio de equipes especializadas em assistência técnica e extensão rural, garantindo suporte contínuo aos produtores para implantação das melhorias propostas.
Com essas ações, o acordo promove a recuperação produtiva das propriedades rurais, gera oportunidades econômicas no campo e contribui para uma agricultura mais sustentável na Bacia do Rio Doce.
Saiba mais no Anexo 12 - Iniciativas Estaduais - Lista 2 do Novo Acordo de Mariana.