Papel da Defesa Civil frente a eventos climáticos é destacado em audiência pública

Na última quinta-feira (9/10), a Defesa Civil participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de debater o programa Encontro das Águas e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso (2025-2031).
Solicitada pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - GMG/CEDEC/MG e ao Programa Minas Mais Resiliente e Sustentável, Antônio Carlos Arantes, a reunião discutiu as metas, diretrizes, prazos, ações preventivas e estratégias de mitigação relacionadas aos respectivos temas abordados. O deputado também defendeu o trabalho honroso da Defesa Civil em agir preventivamente durante os períodos de chuva e de estiagem, além do planejamento integrado com outros órgãos e ressaltou o bom trabalho de governança entregue pelo Governo do Estado.
Durante a audiência, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, elogiou o trabalho conjunto da Defesa Civil com os parlamentares, destacando o desenvolvimento crescente da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) em atingir o objetivo de equipar e capacitar os municípios frente a situações adversas.
O coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, apresentou as ações desenvolvidas para enfrentamento do período chuvoso e de estiagem, ressaltando o foco na agilidade das respostas e na promoção da cultura de prevenção.
“Precisamos sair da mera reatividade e é este o legado do Governo de Minas ao investir na prevenção e capacitação com vistas a salvar vidas. Estamos entrando no período chuvoso e garantimos atuação conforme último período, isto é, qualquer município que precisar, a gente vai responder em um intervalo menor de 24 horas, porque quem precisa, tem urgência", destaca o coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende
Além disso, o Coordenador Estadual também destacou o compromisso em intensificar o trabalho dos municípios, de modo a deixá-los mais preparados para situações de anormalidade. “A gente tem trabalhado para entregar para os municípios. O protagonismo da política de Defesa Civil está no município. Buscamos captar recursos para entregar para quem está na ponta, para assim fortalecer o sistema municipal”, reiterou o coronel.
Desse modo, a Defesa Civil com amplo apoio e envolvimento de todos, vem atuando para garantir maior eficiência na resposta a situações de risco e ampliar os investimentos na estruturação das coordenadorias municipais, a fim de prevenir desastres em todo o estado, bem como apresentar rápida resposta e socorro em caso de adversidades.