Governo de Minas firma parceria com a Amazon para desenvolvimento de sistema de prevenção e resposta a desastres naturais no estado

Conteúdo Principal

Governo de Minas firma parceria com a Amazon para desenvolvimento de sistema de prevenção e resposta a desastres naturais no estado

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Parceria articulada pela Seplag-MG vai envolver agentes públicos e representantes da Amazon para o desenvolvimento de solução tecnológica utilizando metodologia de inovação da empresa.
Publicado em:
Imagem capa

O Governo de Minas, em parceria com a Amazon Web Services (AWS) Brasil, vai desenvolver uma solução tecnológica para mapeamento e gestão de riscos de desastres naturais, como as fortes chuvas e secas que afetam o estado. O trabalho foi viabilizado por meio de uma doação da empresa e seguirá a metodologia de inovação Working Backwards Engagement. O anúncio da colaboração ocorreu nesta quarta-feira (15/2), na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.


A parceria entre a empresa e o governo estadual foi firmada por intermédio do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O acordo, que busca garantir que o Poder Público esteja estruturado e integrado para dar respostas rápidas a esses eventos, prevê o trabalho de agentes da Seplag-MG, da Defesa Civil de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que atuam diretamente no enfrentamento a desastres.

Por cerca de três meses, 20 servidores estaduais participarão de workshops e encontros com representantes da Amazon para criar a solução tecnológica de planejamento e resposta aos desastres naturais em Minas.


Na cerimônia de celebração da parceria, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, agradeceu o apoio da AWS e reforçou que o trabalho será fundamental para que o Governo de Minas consiga atuar de maneira preventiva e compreender onde estão as principais áreas de risco no estado.

"Infelizmente, nós lidamos com chuvas severas todos os anos, e o desenvolvimento de uma solução irá facilitar nossa atuação nessas situações de forma mais assertiva. Atuamos com planejamento orçamentário, destinando recursos mais robustos para a Defesa Civil, para a melhoria de estradas e para a questão habitacional, e também estabelecemos essa parceria com a Amazon, que vai nos ajudar a trabalhar de maneira preventiva", destacou Luísa Barreto.

Também participaram do evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, o líder de Governo da AWS, Umberto Mancebo Filho, e o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial e Apoio Comunitário, Francisco Ângelo Silva Assis.

Planejamento integrado
No contexto de desastres naturais ocorridos nos últimos anos, como fortes chuvas que causaram deslizamentos, mortes e inundações, além de geadas e períodos de seca que prejudicaram a população e a agropecuária, a tecnologia é uma aliada para garantir respostas ágeis e solucionar problemas da população, como destacou o líder de Governo da AWS, Umberto Mancebo Filho, e também o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Carlos Eduardo Lopes.

"Todos têm ouvido e acompanhado os impactos que as mudanças climáticas estão causando em nossas cidades. As ferramentas tecnológicas têm muito a agregar ao trabalho do Poder Público. Assim, podemos mapear detalhadamente os problemas e entregar serviços melhores e mais segurança para a população", disse o tenente-coronel.

A secretária Elizabeth Jucá completou lembrando que o Estado já tem a expertise de atuar intersetorialmente em casos como esse: "sabendo onde estão as pessoas em risco, podemos planejar melhor nossas ações e priorizar essa população ao estruturar uma política habitacional".