O que é?
Este serviço possibilita solicitar uma primeira conexão de energia elétrica da Cemig para um imóvel residencial, comercial ou industrial.
Etapas, custos e documentos
- No Cemig Atende Web, acesse a opção "Ligação Nova".
Nessa opção, você terá acesso a uma lista com os documentos que devem ser anexados junto à solicitação.
Após ler o contrato, ao fim da página, clique na opção "Aceito os termos do contrato de adesão disponível no portal da Cemig" e clique no botão “Continuar”.
Preencha todos os campos do formulário da página e anexe os respectivos documentos. Clique em “Salvar” para registrar sua solicitação.
Caso ainda não seja cadastrado, crie rapidamente um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na mesma.
Documentação comprobatória que deverá anexar à solicitação:
- Documentação que comprove a atividade desenvolvida na unidade consumidora, quando informado as atividades rural, serviço público de água, esgoto, saneamento ou tração elétrica. Clique aqui e veja a documentação por atividade;
- CPF, Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos). No caso de indígenas basta apenas o documento RANI - Registro Administrativo de Nascimento Indígena; - Cadastro de Benefícios sociais (quando houver). - Procuração - quando o solicitante não for o novo titular da unidade consumidora, conforme modelo.
- Certidão de Número, habite-se ou declaração semelhante emitida emitido pela Prefeitura Municipal, constando os números de lote e quadra e bairro;
- IPTU;
- Registro de Imóvel;
- Escritura Pública.
Pessoa Jurídica:
- Documentos relativos à constituição da empresa; - Registro da empresa na junta comercial; - Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) (mesmos relacionados acima para pessoa física).
Gratuito, se não houver reprovas.
Quanto tempo leva?
- 05 dias úteis para ligações urbanas.
- 10 dias úteis para ligações rurais.
Quem pode utilizar este serviço?
Todos os municípios da área de concessão da Cemig.
Legislação
Dúvidas frequentes
Para que a solicitação seja atendida é necessário seguir as orientações específicas para o tipo de ligação urbana sem proteção geral (individual ou coletivo), bem como enviar a documentação comprobatória solicitada. A ligação da unidade está condicionada à aceitação dos termos do contrato de adesão disponível no portal da Aneel – Agencia Nacional de Energia Elétrica.
Após a ligação do padrão de energia elétrica, o contrato de adesão definitivo será encaminhado para o endereço de correspondência da unidade consumidora até a data de apresentação da primeira fatura.
Veja os tipos de ligações permitidas pra esse serviço nas tabelas 1 e 2 da ND-5.1 e tabelas 2, 3, 4, 7A, 7B e 8 da ND-5.2.
Principais itens que causam reprovações: Altura da(s) caixa(s) incorreta: A altura ideal é de 1,5m com tolerância de erro de +/- 10 cm, endereço informado não encontrado pela equipe Cemig, falta de identificação interna/externa da caixa de medição, falta de disjuntor, falta de numeração em placa esmaltada ou número metálico, local fechado, padrão inacabado, sem rede de distribuição no local/à porta. Para esta situação, entrar em contato com a CEMIG pelo 116 para obtenção de orçamento estimativo.
Informamos que o solicitante poderá ser contatado para execução de vistoria digital (opcionalmente), através do envio de fotos do padrão para o WhatsApp a ser informado no ato do contato.
Outras informações
As solicitações trifásicas devem ser previamente liberadas por meio do serviço Análise de Carga ou Projeto, também disponível no Cemig Atende Web.
A existência de débitos pendentes de pagamento em nome do novo titular ou na unidade consumidora impede a efetivação da solicitação. Assim, havendo débito pendente, é necessário anexar comprovante de pagamento, conforme artigo 128 da resolução 414/2010 da Aneel.