Adquirir qualificação profissional por meio de curso superior de tecnologia em laticínios

O curso superior de “Tecnologia em Laticínios” compõe o Eixo Produção de Alimentos. Permanecerão nesse curso as características básicas que sempre diferenciaram o curso técnico, nível médio, do ILCT de outros cursos: o conhecimento teórico associado às atividades práticas; e o foco no desenvolvimento de projetos na Indústria-Escola.

O Curso é desenvolvido em semestres, módulos de aprendizagem e projetos, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a atualização permanente.

O curso superior de Tecnologia em Lacticínios foi concebido para formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leites e derivados, da matéria-prima ao produto final, gerenciando e supervisionando os processos de produção, industrialização e desenvolvimento de leites e derivados.

Fazer Inscrição

O(A) candidato(a) deverá  inscrever-se no Processo Seletivo EPAMIG, conforme normas estabelecidas no Edital e informações complementares no sítio Processo Seletivo EPAMIG.

O(A) candidato(a) deverá obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos uma das edições de 2019, 2020, 2021 e 2022 e apresentar a documentação exigida no Edital de Processo Seletivo.

Fazer matrícula

O(A) aluno(a) deve comparecer à unidade ILCT e seguir as instruções do edital para matrícula.

EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes - ILCT
Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 - Santa Terezinha - Juiz de Fora - MG - 36.045-560

Com duração de três anos, o curso superior de Tecnologia em Laticínios será caracterizado pela integração dos conteúdos básicos com os conteúdos técnicos e o conhecimento teórico associado às atividades práticas e ao desenvolvimento de projetos.

Todo(a) cidadão(ã) que preencha os pré-requisitos do edital de seleção que é disponibilizado no site da EPAMIG, clique AQUI.

O(A) candidato(a) deverá obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos uma das edições de 2019, 2020, 2021 e 2022 e inscrever-se no Processo Seletivo EPAMIG 2023, conforme normas estabelecidas neste Edital e informações complementares no sítio Processo Seletivo EPAMIG.

Qual o valor do curso? Resposta : o curso é gratutio , mediante preenchimento de numero de vagas e acesso por meio de processo seletivo.

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes dedica-se, desde 1935, a formar técnicos para atuar com competência e qualidade no mercado de trabalho laticinista. A escola faz uso da Pedagogia da diferença, proposta político-pedagógica permite o pensar e o agir dos professores, a prática avaliativa, os estágios e a convivência harmoniosa entre a teoria e a pratica. “É o agir-refletir-agir que faz a diferença na formação dos técnicos desta casa”. (MANCINI, Regina Célia. Pedagogia da diferença: o caso do Instituto de laticínios Cândido Tostes de Juiz de Fora. CT/ILCT2002);

O Instituto adiantou-se à concepção social de educação, vigente nos dias atuais, que propõe a vinculação da escola ao mundo do trabalho. Esta interação ocorre de forma equilibrada favorecendo o diálogo escola e empresa, pela articulação natural entre a teoria e a prática. Com o bordão, “para saber mandar é preciso saber fazer e para saber fazer é necessário aprender fazendo”, escrito nas paredes, o Instituto sempre norteou, de forma singular, a maneira de ensinar conquistando a confiança das indústrias e do mercado ligado ao setor de lácteos.

Possuir uma fábrica-escola devidamente instalada e colocada à disposição dos estudantes e professores, para desenvolver atividades de ensino e pesquisa, foi sempre um diferencial a favor da escola. Além disso, a qualidade, em termos científicos da matriz curricular, é um diferencial que explica o elevado reconhecimento que o profissional, formado pelo ILCT, possui em toda a comunidade laticinista.

Os programas de ensino e pesquisa sempre foram executados de modo integrado, sendo que os trabalhos desenvolvidos pela pesquisa constituíram instrumento básico no aprimoramento técnico do ensino em laticínios. O casamento perfeito entre duas atividades fins: Ensino e Pesquisa, algo sonhado pela Universidade Brasileira, faz-se presente na realidade de uma escola de ensino técnico.

O Instituto Cândido Tostes conta ainda com as comissões de Bolsas de Estudos (Cobes) e de Estágio Supervisionado e Colocação no Mercado de Trabalho (Cocesco) que possuem um banco de dados de currículos de egressos e recebem demanda por profissionais do setor lácteo fazendo a interação entre ambos.

As aulas no Cândido Tostes são proferidas por um corpo docente de técnicos em laticínios, mestres e doutores, na sua maioria também pesquisadores, muito bem preparados e com grande experiência na área laticinista.