Empresários

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Empresário, antes de retomar qualquer atividade econômica, confira com a prefeitura se seu município aderiu ao programa de flexibilização.

Este programa é destinado à possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. O programa aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial. 

O programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. Ressalta-se que existe uma lista de setores econômicos que devido ao seu grande risco de propagação da doença, compõe um grupo à parte, que só poderá ter suas atividades retomadas após normalização da situação pandêmica no Brasil.

Clique aqui e confira em qual onda está cada segmento

Aqui, você encontra protocolos de acordo com a sua atividade econômcica, que sugerem o comportamento a ser adotado por você, empregador, por seus trabalhadores e pelos cidadãos.

Identifique abaixo o seu setor e tenha acesso ao protocolo com as orientações que deverão ser observados em sua atividade:

LISTA COM OS PROTOCOLOS, DIVIDIDA PELA COR DE CADA ONDA E PELO GRUPO ECONÔMICO (CADA SETOR TERÁ UM ÚNICO ARQUIVO PDF PARA DOWNLOAD, QUE CONTÉM O PROTOCOLO BÁSICO E O ESPECÍFICO). 
VAMOS SUBIR NO SITE A LISTA COMPLETA DOS GRUPOS ECONÔMICOS - 48 NO TOTAL, COM TODAS AS ONDAS. 
NA SEGUNDA-FEIRA, SERÁ LIBERADO APENAS OS PDFS DA ONDA VERDE. 
NAS DEMAIS ONDAS, AINDA NÃO LIBERADAS, DEVERÁ CONTER A SEGUINTE INFORMAÇÃO: “SOB ANÁLISE TÉCNICA. AGUARDE A LIBERAÇÃO DA NOVA ONDA”.

A partir desta iniciativa, o Governo do Estado de Minas Gerais busca conduzir a atuação dos municípios de forma coordenada, trazendo mais controle e efetividade para o enfrentamento da situação atual. A decisão sobre implementar ou não as medidas caberá aos prefeitos de cada município.

Além disso, neste espaço, você tem acesso aos dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Clique aqui e confira os informes epidemiológicos do Coronavírus

 

Clique aqui e confira a distribuição dos casos de Covid-19 em Minas Gerais

Ressalta-se que é responsabilidade da prefeitura o acompanhamento contínuo de qualquer medida de flexibilização, para monitorar seus efeitos sobre a curva de tendência de contaminação.

Assim, fique atento ao portal, uma vez que há possibilidade de regressão das ondas em caso de cenários adversos.