Governo de Minas coordena o 4º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades

O Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador, realizou, na manhã da última segunda-feira (30/6), a solenidade de formatura dos alunos da quarta edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA).
Ministrado pela Superintendência de Inteligência e Segurança do GMG/MG, entre os dias 15 e 30/6, totalizando 90 horas/aula, o curso contou com 74 alunos, oriundos de Minas, do Distrito Federal e de 14 estados (Pará, Tocantins, Acre, Bahia, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraná, Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro), entre policiais, bombeiros, representantes de secretarias e outros profissionais.
O CSPA tem como objetivo capacitar agentes para atuar na segurança e proteção de autoridades. O conteúdo abrange diversos cenários e desafios da área, desde ações preventivas até respostas em situações críticas.
O Curso
A capacitação contou com 20 módulos, presenciais e remotos, que abordaram habilidades comportamentais e técnico-operacionais por meio das seguintes disciplinas: Análise de Risco: Estruturas e Ambientes; Análise de Risco: Pouso e Decolagem; Armamento e Equipamento; Atendimento Pré-Hospitalar, Convencional e Tático; Atributos e Comportamentos do Agente; Controle de Contato: Defesa Pessoal; Deslocamentos a Pé: Atividades Desembarcadas; Deslocamentos Motorizados; Doutrina Aplicada à Escolta; Escrituração do Turno de Serviço e Procedimentos Operacionais Padrão; Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Inteligência Aplicada; Matriz de Risco Aplicada à Atividade de Segurança; Noções de Balística; Planejamento Operacional; Precursor e Avançado; Tiro Aplicado; e Estágio Supervisionado.
Ao final do curso, os alunos foram submetidos a uma prova teórica e a uma avaliação prática, com simulado que exigiu a tomada de decisão adequada ao cenário. Concluído com êxito, o curso teve sua formatura marcada pela participação de todos os agentes, agora mais capacitados e aptos a executar as funções previstas no rol de atividades de proteção e segurança de autoridades, nos mais diversos ambientes e níveis de risco.
A solenidade contou com a presença do Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, que em seu discurso comentou sobre a conclusão do curso. “Devemos reconhecer todo o trabalho realizado. Gostaria de dizer que temos orgulho do desempenho das Casas Militares, indispensáveis na garantia da governabilidade e exercício dos Poderes Constituídos”, ressaltou o vice.
Além disso, o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, também reconheceu e comemorou todo o empenho dos alunos ao longo dos dias de curso, ratificando a fala do Vice. Ressaltou, também, a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os alunos de diferentes estados e os professores de Minas Gerais.
"Eu sempre falo com os nossos professores que num primeiro momento nós assumimos um papel de transmitir algum conhecimento, mas sabemos muito bem que nós aprendemos muito mais com a vinda dos senhores, do que ensinamos algo. Porque é o momento em que nós somos desafiados, somos colocados à prova de tudo aquilo que a gente tem executado. Temos a grande satisfação de absorver experiências fantásticas de coisas que estão sendo realizadas com muito êxito em outros estados, em outras realidades, que nós também aproveitamos e apropriamos", destacou o coronel Rezende.